Conhecimento

Razões para perdoar.

” Quando somos capazes de reconhecer e perdoar os atos de ignorância cometidos no passado, nós nos fortificamos e colocamos à altura de resolver de maneira construtiva os problemas do presente.” – Dalai Lama 

Saber perdoar a nós próprios e a quem nos fez mal pode não ser fácil. Mas é um acto necessário para nos libertarmos de rancores, evitar doenças e seguir com a vida em frente. E por que é tão difícil perdoar? Muitos confundem o perdão com a aceitação de uma injustiça. Mas perdoar não é ser condescendente. Não é, por exemplo, deixar livre um criminoso, que precisa de ser responsabilizado pelos seus actos. Perdoar é conseguir libertar-se do seu sentimento de mágoa para com o outro ou relativamente a si próprio. Em algumas alturas da nossa vida deparamo-nos com situações que nos ofendem e magoam, em maior ou menor escala, e, portanto, esta capacidade de perdoar é sempre necessária. E porquê? Quais são as razões para, efectivamente, perdoar?

Passo a apresentar algumas razões que nos levam a acreditar que é necessário perdoar:

O ressentimento desgasta-nos física e emocionalmente. O ressentimento, para além de ser cansativo, é um sentimento que leva à depressão, ansiedade ou ataques de pânico, alterações no sistema imunitário, dificuldades cardíacas e outros problemas físicos relacionados com o nível de stress do nosso organismo. Diz-se que “o ressentimento é como a própria pessoa tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. Comparando com a raiva, esta é como uma intoxicação alimentar que pode ser muito intensa, mas termina rapidamente. Relativamente à raiva, podemos reconhecê-la, expressá-la e, finalmente, deixá-la ir. Já dizia o escritor inglês Edward G. Bulwer-Lytton (séc. XIX) que “a raiva ventilada muitas vezes encaminha-se para o perdão; a raiva escondida muitas vezes endurece em vingança”.

Seguir em frente com a nossa vida. “Perdoar significa deixar ir o passado” (Gerald Jampolsky). Sabemos que, muitas vezes, não é assim tão fácil a pessoa libertar-se do passado. E pode haver, de forma inconsciente, uma compulsão repetitiva de voltar a um evento traumático ou a determinado padrão de comportamento. Por exemplo, se foi magoado por um parceiro romântico no passado e a questão não foi “resolvida” internamente, é muito provável que volte a escolher inconscientemente um parceiro com características idênticas, para poder “resolver” a situação. Neste sentido, perdoar o que aconteceu será a melhor forma de seguir numa direcção positiva e ultrapassar a situação.

Deixar de ser controlado pelo comportamento de outra pessoa. “Ficar agarrado ao ressentimento é deixar alguém que despreza viver sem pagar renda na sua cabeça”. É importante perceber que, de uma certa maneira, a pessoa que não perdoa continua ligada ao seu objecto de ressentimento, pois na sua cabeça continua a reviver a situação. Ao perdoar pode libertar-se dessa ligação penosa e viver livremente.

Sentir-se poderoso! “Os fracos não conseguem perdoar. O perdão é o atributo dos fortes” (Gandhi). Aceitar e estar em paz com uma situação que ocorreu e nos magoou, e saber que podemos não ficar presos a ela, dá-nos poder e controlo. Perdoar mostra-nos que estamos a assumir responsabilidade pela nossa felicidade, em vez de deixar que as acções dos outros determinem o nosso estado de espírito. Assumimos assim o papel de herói em vez do de vítima.

Voltar a ter a capacidade de amar. “Aquele que é desprovido da capacidade de perdoar é desprovido da capacidade de amar. Há algo de bom nos piores de nós e algo de mau nos melhores de nós. Quando descobrimos isso, somos menos propensos a odiar os nossos inimigos” (Martin Luther King). Quando temos esta capacidade de perdoar, quando assumimos esta decisão de perdoar, em vez de ficarmos imersos na dor e no ressentimento, estamos com certeza a caminhar no sentido de voltar a amar e de encontrar esse amor dentro de nós e para com os outros.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Ozzy Osbourne morre aos 76 anos e deixa fortuna milionária para a família

Ícone do rock e pioneiro do heavy metal, Ozzy Osbourne faleceu aos 76 anos, deixando…

14 horas ago

Série da Netflix imagina um mundo devastado em 2074 dominado por tribos em guerra

Se você gosta de séries com ambientação futurista, conflitos intensos e uma pegada tribal moderna,…

16 horas ago

Nova Coca-Cola com açúcar chega aos EUA, mas país ainda depende do Brasil, líder global na produção de cana

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu mudanças na receita tradicional americana da…

16 horas ago

3 signos recebem um PIX inesperado nesta semana — e isso muda tudo

O universo está em movimento, e para três signos do zodíaco, ele reserva uma surpresa…

16 horas ago

3 códigos secretos que você nunca quer ouvir em um cruzeiro – e o que eles realmente significam

Viajar de cruzeiro costuma ser sinônimo de descanso, luxo e belas paisagens. No entanto, por…

16 horas ago

Esta série sobre invasão alienígena vem impressionando e conquistando os fãs de sci-fi

Recentemente, a Apple Tv+ adicionou uma série perfeita para aqueles que são fãs de ficção…

3 dias ago