Conhecimento

Como melhorar sua comunicação com uma técnica simples e divertida!

Quem nunca ficou constrangido por um feedback de surpresa, dado em hora e local errados e de forma inadequada? Conheça a técnica do Giftback e nunca mais passe por isso!

Já parou para pensar a quantidade de comunicações que fazemos por dia e quantidade de atritos que são gerados? O Giftback é uma técnica simples e divertida que vai te ajudar sair dessas situações constrangedoras.

Mas o que é o Giftback?

São 5 passos para dar um feedback com excelentes resultados. Eles foram pensados com base em uma técnica de improviso teatral que trabalha a escuta corporal e auditiva, além da aceitação, combinada com o fato diário de dar e receber presentes e como isso pode ser aplicado em nossa vida pessoal e de trabalho.

O ato de dar e receber feedback é muito disseminado nas organizações atualmente. Entretanto, em grande parte das vezes, o feedback é de última hora, normalmente baseado em nossas próprias frustrações, dado em local e hora não adequados, e muitas vezes de surpresa – a formula ideal para quem recebe, descartá-lo, não o enxergar como um verdadeiro presente, e por consequência, não utilizá-lo para seu verdadeiro fim: retro-alimentação, análise pessoal e mudança, se for o caso.

Giftback é o nirvana do feedback. Um real presente, tão bem preparado, que facilita a aceitação de quem o recebe, e motiva o receptor ao aprendizado, mostrando a ele que existe uma outra maneira de agir em uma determinada situação.

Dando o giftback: os 5 passos para você dar um excelente feedback, com resultados expressivos

Passo zero – desenvolvendo a aceitação: Use a técnica do improviso de dar presentes fictícios em team buildings, como quebra-gelo em reuniões e workshops para criar uma cultura de aceitação e confiança em seu negócio, empresa, equipe.

Se você quiser saber como cada componente contribui para a construção do Giftback, além de um vídeo que ilustra de forma bem lúdica como aplicar o exercício de improviso, recomendo a leitura deste post: 5 passos para você dar um excelente feedback, com uma técnica simples e divertida

  1. Agregando valor: saiba que mensagem você quer transmitir. Estruture a mensagem que quer passar pensando em questões como: o que estou agregando compartilhando minhas observações?
  2. Preparação: escolha momento e local adequados. Questões como “Você está disponível agora? Tem um tempinho para conversarmos?” são eficazes.
  3. Neutralidade: exponha suas observações ao invés de frustrações, e faça-o de maneira neutra. É possível estabelecer um diálogo com frases como “Gostaria de compartilhar algumas observações. Você está aberto à ouví-las?”
  4. Proponha alternativas. Destaque pontos positivos antes de apontar o que pode ser melhorado. Pense em como você faria de forma diferente o que o outro fez e vou agora estar disposto a ajudá-lo a melhorar.
  5. Benefícios: exemplifique os benefícios de se adotar as alternativas propostas.

 

 

Vou ilustrar com um exemplo pessoal, os conflitos que temos na prática em nossas comunicações quotidianas.

Quando estava me formando e procurando um estágio, participei pela primeira vez de uma dinâmica de grupo. Nunca tinha ouvido falar até então nesse termo. E estava bem ansioso e cheio de energia para descobri-la. Combinei comigo mesmo que daria meu melhor, e se esse melhor fosse melhor ao que os outros teriam a oferecer, que então eu conseguisse a vaga.

Pois bem, a sala estava repleta de material escolar, em quantidade e qualidade. Papeis de diferentes cores, formatos e espessuras, cola, tesoura, canetinhas, palitos. O sonho de todo mundo que gosta de por a mão na massa. Já fiquei mais eufórico. A proposta era construir um barco, em duas fases: projeto e construção efetiva, com base no projeto. Fomos divididos em duas equipes, que logo adotaram estratégias bem diferentes. Minha equipe fez um projeto detalhado, listando o passo-a-passo da construção, as medidas, bem como todos os materiais para cada etapa. O outro grupo fez um projeto simples. Um desenho, apenas uma referencia. Eu tinha certeza que nosso projeto estava mil vezes melhor que o deles, e não tinha dúvidas de que nosso barco ficaria lindo!

Foi aí que descobrimos que as equipes trocariam os projetos, e executariam o que havia sido especificado pela outra equipe.

Fiquei sem chão, puto da vida!!! Fiquei reclamando da troca até o fim da dinâmica. Não acreditava que teria que abrir mão daquele projeto tão bem pensado, tão bem elaborado, para construir algo que era uma simples referencia. Talvez o outro grupo tinha tudo o que precisava em mente, e havia discutido cada etapa e pormenores da construção nas discussões prévias à troca. Mas nosso grupo não tinha acesso à isso, tínhamos que decifrar o que teríamos que fazer. No fim, o barco mais pomposo e robusto, foi realmente o barco da outra equipe, construído a partir do nosso projeto. Mas a importância aqui não era ver qual barco seria o melhor, mas quem se adaptaria à nova situação. E, obviamente, eu não passei na dinâmica.

Quantas vezes no nosso dia a dia recebemos um brief, uma especificação, um relatório e temos que decifrá-lo? Aí temos duas alternativas: ou ficar putos ou adotar o Giftback, uma atitude construtiva. O quê do brief eu não entendi? O que está faltando? Será que posso dar minha contribuição? Será que a pessoa que escreveu tem os skills necessários para fazê-lo?

Ao invés de ficarmos putos e reclamar do trabalho feito antes de nós, que tal pensarmos que talvez nós é que tenhamos os skills para completar o brief, para questionar a especificação ou ajudar a modificar um relatório?

Que tal irmos um pouco mais além de pensar que quem nos entregou o presente, realmente pensou naquilo como todo carinho, e simplesmente o presente ficou pequeno e tenhamos que trocá-lo por um maior?

Como podemos agir antecipadamente para num próximo brief ele vir redondo? Quais são os contatos que temos que fazer e como alinhar de antemão com as outras equipes as informações necessárias? Que tal termos uma atitude construtiva, positiva e pró-ativa para que todos saiam ganhando e que no final não só o barco seja bonito, mas sua construção mais eficaz em todos os sentidos?

A analogia com o presente e como ele origina a técnica do Giftback, se aplica novamente: pensar no presente e no que o outro fará com ele, pode ser traduzido na maneira como entregamos nossas ações, como passamos a bola pra frente.

Da mesma forma que temos que preparar o giftback, temos que pensar no outro em cada etapa em que outras pessoas utilizarão como input nosso output.

O mesmo se aplica à maneira como agimos quando recebemos um presente de alguém (um feedback, uma ação no trabalho). Nós é quem decidimos, nós é quem temos o poder de agirmos construtivamente!

Que tal disseminar a técnica do Giftback para vivermos todos com muito mais leveza? Se este artigo faz sentido em sua vida pessoal e empresarial, compartilhe-o com seus colegas de trabalho, com sua equipe e familiares!

Deixe aqui nos comentários seus elogios, críticas e sugestões!

E improVIVA!

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago