Psicologia e Comportamento

Quem critica demais o outro, no fundo, está muito mal consigo mesmo!

Existem pessoas maravilhosas por aí, e eu estou a aprender a deixá-las entrar na minha vida. Aquilo que sou, os outros refletem no que são para mim.

A qualidade das nossas conversas é o espelho perfeito daquilo que dizemos a nós mesmos, mesmo sem palavras envolvidas. Quando alguém diz: “és feio” a alguém, provavelmente tem esse pensamento treinado em relação a si mesmo, mesmo que seja bem no fundo do iceberg da sua consciência.

Quer seja diretamente ou indiretamente, aquilo que falamos das pessoas revela exatamente aquilo que achamos de nós. Porque o que sentimos, refletimos nas ações da nossa vida.

Então imaginem aquelas pessoas que falam mal dos outros o tempo todo!

Não importa o que essas pessoas que estão a ser mal faladas façam, elas nunca vão agradar a quem as critica. O defeito é de quem fala, e não de quem é falado. Este defeito chama-se emoção negativa.

O erro da pessoa que fala mal é a emoção negativa. É uma necessidade urgente dela se voltar a si mesma, se olhar ao espelho e se ver de fora. Perguntar-se: “o que é que eu posso melhorar em mim?” A resposta é: tens de te sentir melhor.

Ao te sentires melhor contigo mesmo, vais automaticamente sentir-te melhor acerca de tudo. De repente, aquela pessoa não incomoda tanto. Aquele trabalho já não é tão difícil. Aquela notícia já não causa tanto transtorno.

Porque é um trabalho interno! Mas nós fomos tão programados a falar mal de tudo e de todos, que é compreensível que as pessoas julguem tanto umas às outras, nem que seja simplesmente pela cor da camiseta que o outro está a usar!

Vamos acabar com as brigas.

Se tu dizes mal de alguma coisa, estás mal contigo, ponto.

Na minha experiência, o bullying que sofri nos tempos de escola fez-me ver que aquelas pessoas não eram mesquinhas, mas que lhes faltava amor próprio. Não as culpo, agradeço porque me fizeram ver a verdade sobre toda a gente.

Uma pessoa que se ama, que pensa nela própria e sente: “sou uma pessoa espetacular”, é a que fala bem de todas as pessoas, e que escolhe não falar mal, porque não faz sentido na cabeça dela.

Pode não ser perfeito, mas na vida vamos aprendendo a amar-nos mais e mais, e aqueles que alcançam um nível de amor próprio tão elevado que os outros não podem não notar, surpreendem com a sua atitude positiva para com TODAS as pessoas.

Quando se fala daqueles que são arrogantes porque gostam demasiado deles mesmos, que passam por cima dos outros e se acham superiores, não se enganem.

Isso é mentira! Alguém que ama a si próprio jamais trata os outros como inferiores. O amor gera mais amor, quer seja vindo de nós, quer seja vindo dos outros.

Vamos praticar elogiarmo-nos com sinceridade. Vamos falar muito bem de nós! Quanto mais o fizermos, mais teremos vontade de fazer.

Ainda mais importante que isso, vamos aprender a falar bem dos outros. Muito mais. Substituir maldizer por bem-dizer é plantar um jardim de positividade na nossa vida. Quanto mais agradeceres e elogiares, seja o que for, seja quem for, mais vais ter vontade de o fazer, e mais irás irradiar aquela luz própria que tanto te intrigava nas pessoas floridas.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Share
Published by
Resiliência Humana

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

17 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

17 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

18 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

18 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago