Autores

Quando aquele que amamos não se responsabiliza por nada e nos culpa por tudo, o que podemos fazer?

Culpa, julga, aponta o dedo, critica, menospreza… Quando aquele que amamos não se responsabiliza por nada e nos culpa por tudo, o que podemos fazer?

É dentro de casa que vivenciamos os maiores conflitos e desafios da nossa vida. Mesmo que alguns tenham a “sorte” de terem nascido em uma família incentivadora e amorosa, milhares de pessoas não receberam essa graça, e estão a todo momento, tendo que lidar com discussões, conflitos, e confrontos a respeito da culpabilidade das situações.

Muitas pessoas não conseguem assumir a sua parcela de responsabilidade diante da vida e preferem jogar o a culpa no colo dos outros. Elas sempre estão procurando um culpado para tudo.

O discurso é mais ou menos esse: “Quem colocou isso aqui?”, “Quem fez isso?”, “Quem escolheu isso”, “quem decidiu por aquilo”, “quem permitiu que isso acontecesse?”

Elas sentem a necessidade de encontrar um culpado, mas não conseguem admitir os próprios erros e não se responsabiliza por nada. Parece que encontrar um culpado as faz sentir melhor.

Elas estão em todos os lugares, no trabalho, na figura de uma mãe autocrítica e manipuladora, de um pai insensível e machista, de um companheiro ou companheira irresponsável, de um filho (a) dependente e por aí vai…

O fato é que Deus nunca manda algo mais pesado do que podemos carregar, portanto, não devemos julgar essas pessoas por agirem assim, elas apenas reproduzem o que vivenciaram na infância, durante a vida e suas experiências, simplesmente porque não existem culpados, existem lições que precisam ser aprendidas entre as partes envolvidas e existem comportamentos inadequados que precisam ser trabalhados com autoconhecimento e amor.

O problema começa, justamente, quando olhamos para o fato, ou seja, para essa relação que travamos, como um fardo. Esse é um claro sinal de falta de sabedoria.

Culpar o outro pela lição que não se quer aprender é vitimismo. É negar o fluxo da vida que é de crescimento e evolução constantes.

Quando o outro não tem consciência de si, ele aponta o erro em você!

Não permita! Imponha limites claros e tenha uma postura firme, porém amorosas, com essas pessoas!

Leia também: Hoje, vigie suas palavras para não reagir a provocações vazias!

Ajuda muito não reagir às provocações e investidas e, cancelar a intenção de culpabilidade desde a sua origem!

Devemos sim, manifestar a nossa insatisfação com o ato do outro, mas nunca apontando o dedo para ele, o acusando, e sim, nos voltando para o nosso próprio comportamento e nos perguntando como podemos melhorar a nossa vibração interior para não permitir que isso nos atinja e para bloquear as investidas futuras e por que não, erradicar a energia que se desviou e acredita em inverdades a respeito do propósito de Deus.

Se levamos para o pessoal, acabamos absorvendo para nós as energias nocivas que estão sendo alimentadas pelo outro ao nos culpar, e que acreditamos não terem sido causadas por nós!

Acontece que, se essa pessoa que nos culpa ou que culpamos convive com a gente, um sentido de aprendizado existe, e essa lição precisa ser aprendida pela alma. Precisamos nos permitir aprender. Assim que a lição é aprendida tudo se modifica para melhor, as relações se pacificam, e tudo se transforma positivamente.

Por isso mesmo é tão importante vigiar, orar e refletir diante das relações pessoais mais complicadas que vivenciamos!

Reagir negativamente e de forma impetuosa só te colocará em uma vibração semelhante à de quem te julgou e culpou!

A solução

Sempre que alguém, seja quem for, quiser jogar em você toda a responsabilidade pela dor e frustração que ela sente, ou porque não consegue olhar para si mesmo, ou porque não quer assumir a parte que lhe cabe, e insiste em levantar o problema em vez de trazer as soluções, apontar erros, se vitimizar, como se ela fosse a pessoa mais injustiçada do mundo, precisamos, imediatamente, sintonizar na frequência do amor verdadeiro.

Não se entregue a “contrainteligência”

O Universo é inteiramente dual, só o que existe é a perfeita harmonia entre a inteligência divina e a contrainteligência em uma dança invisível porém, percebível.

Se não conseguimos acessar o amor verdadeiro e focamos no contrário, nos deixamos controlar pela “contrainteligência” que se apega ao ego e a materialidade dos prazeres imediatos. Ou seja, se ficarmos insistindo para que o outro seja exatamente do jeito que desejamos e não nos aplicamos em aprender as lições que essa relação nos traz, se tentarmos mudar o outro a força, com manipulações e vitimizações chegará um ponto em que o rancor nos consumirá e nos sentiremos esgotados emocionalmente.

Se sentir injustiçado pelo outro não é de todo ruim, entenda:

Esse sentimento nos motiva a buscar por justiça! E isso é bom! Mas precisamos lembrar que a justiça passa pelo crivo da consciência de quem julga!

Portanto, procure expandir a sua consciência! Quanto mais expandida ela for, mais responsável você se tornará, e mais seguro se sentirá.

Procure não julgar o outro, nem culpar, mesmo que a sua razão diga que a culpa é dele, tente tirar a lição do ocorrido. Respire fundo e tenha misericórdia!

Não exija perfeição de ninguém, nem mesmo de você. Estamos aqui e seremos sempre eternos aprendizes!

Se você busca a perfeição no outro é bem provável que você também exija demais de si mesmo, e esse comportamento leva a um desgaste não só da relação, mas da sua própria saúde física e mental.

O poder da misericórdia

A misericórdia também nos permite nos afastar emocionalmente e fisicamente de quem nos faz mal, mesmo dizendo que quer o nosso bem!

Não acredite que é necessário permanecer ao lado de quem ainda está inconsciente para a necessidade de evoluir, que acusa, julga, e não quer refletir sobre si!

Não é preciso!

O amor está em tudo, em todos os lugares, e podemos enviá-lo a distância facilmente.

Podemos ajudar essas pessoas que ainda insistem em culpar, julgar, e a nós mesmos quando fazemos isso, e não conseguimos olhar para os nossos comportamentos inconscientes, enviando amor de onde estivermos e agindo positivamente todas às vezes que elas nos procurarem!

Aos poucos, a bomba que elas alimentam não terá mais você como alvo, simplesmente porque você terá saído do radar! E se somos nós que programamos a bomba, podemos “desprogramar”. Basta que digitemos o código certo.

O sentimento de culpa inviabiliza a harmonia das nossas relações. Quando a gente culpa o outro ou a nós mesmos, a gente se distancia da verdade do amor.

Pare de culpar e julgar! Busque uma compreensão mais profunda!

Experimente fazer esse movimento de amor e depois me conta o que aconteceu!

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga. Para agendar uma consulta de Tarô Espiritual com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Iara Fonseca

Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago