Saúde

Primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil

Foi confirmado esta terça-feira, dia 25 de Fevereiro, o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, tornando assim este o primeiro país da América Latina a ser afectado com este vírus que já matou mais de 2500 pessoas por todo o Mundo.

Segundo a notícia avançada pelo jornal Notícias ao Minuto, o homem de 61 anos residente no Estado brasileiro de São Paulo havia viajado em trabalho recentemente para Itália, um dos países da Europa com maior número de vitimas de coronovírus, tendo regressado no passado dia 21.

Apesar do resultado do teste efectuado no Hospital israelita Albert Einsteins, em São Paulo, ter dado positivo, o paciente tem apenas sintomas leves, como tosse e febre, encontrando-se neste momento em isolamento domiciliário, que será mantido durante os próximos 14 dias, segundo uma afirmação do hospital.

Segundo uma publicação nas redes sociais do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, estes estão atentos à situação e a tomar todas as medidas necessárias para o controlo da mesma, tendo inclusive a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitado uma lista de passageiros do voo que trouxe o homem à companhia aérea, para que se possam adotar medidas sanitárias, e aumentado “a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença”.

Uma situação alarmante que parece não querer abrandar, havendo já registro de mais de 80 mil pessoas infectadas e 2.708 mortes em decorrência da doença Covid-19.

Cuidados a ter para prevenção:

  • Evitar multidões: Uma pessoa infetada pode nem demonstrar sintomas, mas isso não quer dizer que não possa contagiar as outras pessoas. Por isso, se puder, evite estar em espaços onde se juntam muitas pessoas.
  • Lavar as mãos com frequência: A saliva de uma pessoa infetada pode chegar a vários objetos com os quais nos cruzamos no dia-a-dia, desde corrimões, maçanetas, apoios e pegas nos transportes públicos, botões do elevador, copos, canetas, telefones, entre muitos outros. Ao tocar em algum objeto que esteja infetado, pode ficar também e contribuir para a propagação do vírus. Por isso, deve lavar as mãos com frequência e corretamente.
  • Manter a distância: Se vir alguém doente, com tosse e/ou espirrar, afaste-se cerca de dois metros para evitar que as gotículas de saliva possam entrar nas suas vias respiratórias, uma vez que é assim que o vírus se propaga; ou dê uma máscara à pessoa questão para que esta possa tossir e espirrar à vontade, sem correr o risco de contaminar outras pessoas.

Imagem de capa: Jonathan Borba no Pexels

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

7 Vegetais que ajudam a desinchar a barriga e melhoram a digestão, segundo especialistas

Você vive com uma sensação de desconforto e inchaço abdominal? Há um segredo que poucas…

23 horas ago

Quadro de Jesus comprado por US$ 20 começa a “chorar” substância misteriosa — e fiéis acreditam que cura doenças

Recentemente, nas redes sociais, viralizou um vídeo em que muitos estão considerando um “milagre” e…

23 horas ago

Somente dois países sobreviveriam a uma guerra nuclear — e não são os que você imagina

Imagine acordar em um mundo coberto por cinzas, sem luz solar, com temperaturas despencando e…

23 horas ago

Mãe abandona filho de 9 anos sozinho por dois anos para viver com o namorado na França

Recentemente, um caso chocante vindo da França vem chamando atenção nas redes sociais. Uma mãe…

23 horas ago

O que significa ser “nebulasexual” — e por que cada vez mais pessoas estão se identificando assim

Cada vez mais pessoas vem tentando compreender mais sua identidade, e recentemente, um novo termo…

23 horas ago

Profecia sombria de Nostradamus para o fim de 2025 causa medo e intriga

Nas redes sociais, o nome de Nostradamus volta a viralizar após uma nova profecia que,…

2 dias ago