Autores

Reciprocidade: o equilíbrio entre dar e receber

Reciprocidade: o equilíbrio entre dar e receber! Qualquer coisa que não seja recíproca em sua vida é totalmente dispensável.

Com o passar dos anos e a maturidade, começamos a entender que não é o excesso que faz algo funcionar, pelo contrário, todo excesso gera falta de algo. E a palavra falta acaba não sendo positiva, pois sabemos que há desequilíbrio em algum fator, por isso é importante equilibrar o dar e o receber.

Quantas vezes nos pegamos tendo atitudes repetitivas com determinadas pessoas, sem receber o mínimo em troca?

Entendo e concordo que devemos, sim, dar nosso melhor em qualquer situação, sem esperar nada do outro, porém, acabamos tendo a certeza de que por estar dando o nosso melhor, o outro irá reconhecer isso e também dará o seu melhor, com atitudes do mesmo valor ou até superiores.

A reciprocidade é, sim, uma escolha, você pode – e deve – escolher sempre ser gentil com as pessoas, desejar-lhes um “bom dia” todos os dias, mesmo sem resposta, às vezes, ser educado e elegante em situações cruéis…

Isso são virtudes suas e não devem nunca ser mudadas, independentemente da atitude do outro. Elas fazem parte da sua essência. Tenha orgulho delas.

O que você não pode – e não deve, de forma alguma – é continuar priorizando quem nunca o prioriza, ficar mendigando afeto, romantizando migalhas. Seu tempo é precioso, ele não volta mais – você não terá o dia de hoje nunca mais. Já pensou nisso?

Gaste tempo com quem a faz sentir que é fácil ser amada, com quem descomplica, facilita, não com quem a engana por ego ou apenas falta de caráter.

Vamos pensar agora em investimentos. Se você aplica uma quantia em uma empresa, o mínimo que quer é algum lucro, mas se recebe de volta bem menos do que investiu, você vai ter interesse em continuar investindo nela?

É óbvio que não. Que possamos ter essa sabedoria em qualquer área da nossa vida, seja em relacionamentos amorosos, amizades, negócios.

Seja consciente e verdadeiro consigo mesmo, pois a regra é clara: qualquer coisa que não seja recíproca em sua vida é totalmente dispensável.

Hully Lacerda

Hully, significado do meu nome é SAGRADA. 7,7 bilhões de pessoas e não existe ninguém igual a nós, sabendo disto, como não sentir sagrado neste mundo? Mineira, amante dos livros e sonhadora. Escrevo porque acredito que podemos, sim, sempre olhar as piores situações com bons olhos e que as palavras têm, sim, o poder de mudar nosso dia a dia.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago