Destaque

Ressignificar para superar: Aprender, perdoar e seguir em frente.

Ressignificar para superar: aprender, perdoar e seguir em frente!

Robson Hamuche, terapeuta transpessoal e criador do Resiliência Humana diz que a resignificação de um evento negativo só acontece quando a pessoa resolve se debruçar no sentimento gerado por aquela situação. Só assim é possível aprender, perdoar e seguir em frente.

Um trecho da famosa canção “Volta por cima”, do zoólogo e compositor paulistano, Paulo Vanzolini, diz o seguinte:

“Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

É uma ode à resiliência humana e um retrato de como a ressignificação de um evento carregado de frustração e tristeza é tarefa importante, imprescindível até, para quem deseja viver uma vida mais leve e feliz.

Do ponto de vista da psicologia, ressignificar é dar outro sentido a uma situação, especialmente negativa, do caminho percorrido até então. Em outras palavras, é perceber que nem tudo de ruim que vivenciamos é tão ruim assim.

Para o terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, Robson Hamuche, a ressignificação passa pela positividade. “Quando as pessoas têm muitos pensamentos negativos, só enxergam o lado ruim das situações, parece que a vida delas paralisa”, diz.

Para Hamuche, que também é sócio-proprietário do Resiliência Humana – grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano – a negatividade que afeta muitos está relacionada ao histórico familiar, ao sofrimento que, muitas vezes, pavimentou a história de bisavós, avós e pais.

“Em razão disso elas estão sempre em estado de alerta”, destaca.

Mas a positividade necessária à ressignificação não vem do nada. Ela faz parte de um processo.

O terapeuta explica que o ser humano é um conjunto de partes, de sentimentos e estados de ânimo: raiva, insegurança, tristeza, alegria etc. Ou seja, de acordo com Hamuche, ser positivo não é estar feliz sempre.


“Nós precisamos estar atentos a todos esses sentimentos para conseguirmos lidar com os problemas que nos afligem”
, assegura.

Alegria e tristeza, por exemplo, não são sentimentos opostos, mas complementares. “Eu preciso sentir a tristeza para poder chegar à alegria”, diz. Segundo o terapeuta, o que costuma ocorrer com as pessoas que não conseguem superar eventos negativos é que ela ficam tristes e se apegam a esse sentimento sem problematizá-lo.

“Elas precisam olhar com carinho para o que estão sentindo, entender e aprender com esse sentimento, para poderem se resgatar, perdoarem a si mesmas e aos outros”, afirma.

A tendência das pessoas que vivem situações frustrantes e traumáticas, conforme Hamuche, é não se debruçarem sobre seus sentimentos. Elas querem esconder o medo, a raiva, a tristeza, jogar tudo para debaixo do tapete e acabam ficando presas neles.

“Quando eu olho para minha tristeza, para minha raiva, para minha insegurança, eu me pergunto: o que tenho para aprender? O ser humano precisa ter em mente que sempre é possível extrair algum aprendizado de qualquer situação”, destaca.

Segundo o terapeuta, apenas depois da compreensão e do aprendizado do que sentem, é que as pessoas passarão a enxergar os acontecimentos a partir de um viés positivo e poderão seguir em frente.

A fim de que as pessoas consigam encontrar ferramentas para ressignificarem e superarem seus problemas, Hamuche recomenda tratamento profissional psicoterapêutico, desde os mais tradicionais como a psicanálise até alternativos como a constelação familiar.

Exercícios físicos, meditação e ioga também são boas opções, segundo o terapeuta. A regressão é uma das práticas utilizadas por Hamuche nas vivências realizadas no Instituto Tadashi Kadomoto (ITK), onde trabalha, e que vem surtindo bons resultados. Ela consiste na utilização de técnicas de respiração e outros exercícios mentais e físicos para que as pessoas consigam acessar determinados sentimentos que vêm atrelados a certos comportamentos e padrões negativos, tais como relacionamentos abusivos, fracasso profissional e afetivo.

“Por meio das técnicas de respiração e dos demais exercícios, a pessoa toma consciência da primeira vez que vivenciou eventos desse tipo e do sentido que deu a eles naquele momento e que acarretaram esse comportamento e visão negativa diante do mundo”, explica.

Segundo Hamuche, enxergando com mais nitidez a causa inicial do problema, a pessoa se torna mais capaz de ressignificar o evento.

O terapeuta salienta a importância do exercício físico para acessar memórias que muitas vezes dificultam a superação dos problemas, tornando-se grandes empecilhos para o desenvolvimento pessoal e profissional Conforme Hamuche, a parte fisiológica do ser humano é afetada por sua parte psicológica.

“Desse modo, quando a pessoa começa a fazer movimentos com o corpo, que não está acostumada a fazer, como aqueles propiciados pela ioga, meditação e até dança, memórias são liberadas e é possível entender de onde vêm determinados sentimentos ruins, ressignificando a vivência e indo além”, conclui.

__DA REDAÇÃO RH

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago