Filho de faxineira é aprovado em 9 universidades dos EUA: “Quero ressignificar sonhos”.
Ressignificando sonhos e conquistando a Califórnia: conheça a história de Fred Ramon, o pernambucano e filho de faxineira que, aos 20 anos, passou para 9 universidades norte-americanas Fred só quer ajudar outros jovens a estudar.
O pernambucano, ex-aluno da rede pública Fred Ramon, é filho de uma faxineira e sofreu muitas privações durante a sua vida, mas foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos em 2021.
Ele veio ao Recife passar férias e contou como está sendo essa experiência depois de ter sido desacreditado por muitos.
Em menos de um ano, ele viu sua vida mudar e tomou como missão pessoal auxiliar outros jovens como ele.
Em suas redes sociais, Fred, de 21 anos, dá dicas e ajuda outros alunos a estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou garantir uma vaga em uma universidade no exterior, como ele fez.
Atualmente, ele cursa administração em negócios e especialização em teatro em uma universidade em Los Angeles, na Califórnia.
“Quero que as pessoas acreditem mais que podem alcançar o que quiserem, independente de qualquer desafio. Nada é para sempre. Nenhuma dor e eu quero inspirar mais jovens a sair da favela, das comunidades, da periferia, e chegar a espaços que historicamente foram negados pra eles estarem”, declarou.
Entre os estudantes que enxergam em Fred um farol, e na educação, a chave para o futuro, está Pablo Vinícios, de 18 anos. “Sonho em estudar fora, fazer artes visuais no exterior e conseguir ser reconhecido Brasil e viver da minha arte e fazer outros jovens também, sobreviver”, disse ao G1.
Pablo gosta de desenhar, faz pinturas, escreve contos e poesias. Ele fazia aulas de inglês por vídeo chamada com Fred e, nesse mês de janeiro, aproveitou para ter aulas presenciais.
“A primeira coisa [para estudar fora] é você saber um pouco de inglês, porque toda a base pra estudar fora exige inglês. Essa é a dica que eu insisto”, disse Fred.
“O que eu aprendi mais de valioso é que, mesmo com medo, mesmo que você tiver com falta de coragem, falta de apoio, você tem que persistir, meter a cara e fazer. Mesmo sem recursos, porque as pessoas querem ver a gente batalhando e conquistando o nosso espaço”, afirmou Pablo.
Se não bastasse o grande feito, Fred ainda está servindo como inspiração para outros jovens e esse seu objetivo de ajudar é ainda mais importante do que a conquista de ter entrado em 9 universidades dos EUA, não acha?
*DA REDAÇÃO RH. Com informações G1.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…