É impossível agradarmos a todos e gostarmos de todos, assim como é impossível fazermos sempre tudo bem e perfeito.
Claro está que somos seres sociais que precisamos sempre da interação para haver troca de experiências e de aprendizagens, mas por vezes somos confrontados com a crítica e nem sempre sabemos como lidar com ela.
Há situações em que, perante a crítica alheia, podemos ficar chateados, magoados ou até indiferentes. O que é certo é que, quando os outros nos criticam, significa que de algum modo não correspondemos às expectativas que tinham em relação a nós.
Isso pode acontecer em qualquer área da nossa vida, seja no trabalho, seja numa relação com um familiar, companheiro ou amigo. Pode acontecer sermos nós mesmos a criticar-nos, por sermos demasiado perfeccionistas ou, então, demasiado inseguros ou com problemas de auto-estima.
Cada um de nós tem uma maneira muito própria de reagir às diferentes situações da vida, inclusive à crítica. É legítimo ficarmos perturbados emocionalmente quando isso acontece, pois o olhar dos outros sobre nós é sempre diferente da nossa visão. O que não podemos deixar que aconteça é que a crítica tome conta de nós e nos destrua. Aí é que reside a verdadeira sabedoria: respeitar a opinião dos outros, respeitar a nossa imperfeição de sermos humanos e, principalmente, respeitar a nossa própria pessoa e individualidade.
O que podemos fazer com a crítica? Entregar-nos numa bandeja à opinião dos outros e sermos marionetas manipuláveis? Ou então sermos os autores da nossa história? Eu acredito que a crítica nos pode ajudar a sermos melhores, funcionando como alavanca para alcançarmos o sucesso. Não devemos ficar presos à opinião dos outros, mas sim analisá-la e ver de que maneira ela nos pode fazer crescer, sem entrarmos em exageros e corrermos o risco de querermos agradar a todos.
Também não podemos auto-destruir-nos, vítimas do nosso próprio perfeccionismo. Temos que ter consciência de que a perfeição realmente não existe e que, quando a procuramos, provavelmente não a encontramos, pois haverá sempre uma crítica, algo ou alguém que não gosta do que fazes ou de quem és.
Aos que tentam derrubar-te com a crítica, agradece-lhes por te ajudarem a ver como és um ser maravilhoso, cheio de capacidades, mas imperfeito na tua condição de humano. Analisa o que faz ou não sentido para ti e segue em frente. São as críticas que nos ajudam a darmos ainda mais e melhor de nós. Por isso, já sabes: faça da crítica o teu sucesso!
Com a chegada do mês de setembro, chega ao fim um ciclo de provações e…
Escolher o nome de um bebê é um dos momentos mais especiais para os pais,…
A maioria das pessoas buscam encontrar a sua alma gêmea. Esse encontro pode acontecer cedo,…
Recentemente, nas redes sociais, o nome do ex-ator da Globo, Jonatas Faro, voltou aos holofotes…
Ninguém gosta de ser enganado, mas reconhecer quando alguém não está sendo totalmente sincero nem…
Nos últimos anos, as relações amorosas vêm passando por transformações profundas. Muitos casais têm buscado…