Faça da crítica o teu sucesso!

Susana Vieira Ramos

É impossível agradarmos a todos e gostarmos de todos, assim como é impossível fazermos sempre tudo bem e perfeito.

Claro está que somos seres sociais que precisamos sempre da interação para haver troca de experiências e de aprendizagens, mas por vezes somos confrontados com a crítica e nem sempre sabemos como lidar com ela.

Há situações em que, perante a crítica alheia, podemos ficar chateados, magoados ou até indiferentes. O que é certo é que, quando os outros nos criticam, significa que de algum modo não correspondemos às expectativas que tinham em relação a nós.


Isso pode acontecer em qualquer área da nossa vida, seja no trabalho, seja numa relação com um familiar, companheiro ou amigo. Pode acontecer sermos nós mesmos a criticar-nos, por sermos demasiado perfeccionistas ou, então, demasiado inseguros ou com problemas de auto-estima.

Cada um de nós tem uma maneira muito própria de reagir às diferentes situações da vida, inclusive à crítica. É legítimo ficarmos perturbados emocionalmente quando isso acontece, pois o olhar dos outros sobre nós é sempre diferente da nossa visão. O que não podemos deixar que aconteça é que a crítica tome conta de nós e nos destrua. Aí é que reside a verdadeira sabedoria: respeitar a opinião dos outros, respeitar a nossa imperfeição de sermos humanos e, principalmente, respeitar a nossa própria pessoa e individualidade.

O que podemos fazer com a crítica? Entregar-nos numa bandeja à opinião dos outros e sermos marionetas manipuláveis? Ou então sermos os autores da nossa história? Eu acredito que a crítica nos pode ajudar a sermos melhores, funcionando como alavanca para alcançarmos o sucesso. Não devemos ficar presos à opinião dos outros, mas sim analisá-la e ver de que maneira ela nos pode fazer crescer, sem entrarmos em exageros e corrermos o risco de querermos agradar a todos.

Também não podemos auto-destruir-nos, vítimas do nosso próprio perfeccionismo. Temos que ter consciência de que a perfeição realmente não existe e que, quando a procuramos, provavelmente não a encontramos, pois haverá sempre uma crítica, algo ou alguém que não gosta do que fazes ou de quem és.

Aos que tentam derrubar-te com a crítica, agradece-lhes por te ajudarem a ver como és um ser maravilhoso, cheio de capacidades, mas imperfeito na tua condição de humano. Analisa o que faz ou não sentido para ti e segue em frente. São as críticas que nos ajudam a darmos ainda mais e melhor de nós. Por isso, já sabes: faça da crítica o teu sucesso!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Susana Vieira Ramos
Susana Vieira Ramos é Mestre de Reiki, com formação em Vidas Passadas, Leitura da Aura e Anatomia Energética. Iniciou o seu percurso profissional como professora de Português e Filologia Clássica, mas é no desenvolvimento pessoal e espiritual que realiza a sua missão de vida.