Esgotamento emocional e estafa na pandemia: Como lidar?
Estamos exaustos. Todos. Sem exceções. Obvio que os profissionais de saúde de linha de frente ainda mais.
Os profissionais de saúde “segunda linha” e todas as pessoas que se mantiveram trabalhando e até aumentaram o ritmo de trabalho. Sou terapeuta, e minha demanda nunca foi tão grande. Eu também estou cansada.
E este é o momento mais difícil que vai separar os meninos dos homens.
A realidade é que a humanidade já passou por coisas assim, mas dessa vez o volume de pessoas envolvido é imenso. Global.
No Brasil os números são assustadores – não recomendo ficar olhando o gráfico o tempo todo – e as reportagens tentam alertar a população.
Obrigada TV, já estamos assustados o suficiente, obrigada.
E mesmo no meio do deserto – com frio e fome – precisamos seguir em frente. Mas esse seguir é diferente, precisa ser mais leve.
Como o esgotamento emocional acontece? O que você precisa fazer?
Muita gente decidiu aproveitar o primeiro ano de pandemia para fazer cursos ou planejar a vida. Mas se isso já te cansou, não se obrigue a fazer novamente.
Se não fez isso da primeira vez, faça agora. Mas escolha coisas – de preferência uma ou duas – que façam sentido para você. O excesso de informação também cansa demais.
Evite passar muitas horas online ou fazendo sempre a mesma coisa. Se costuma arrumar a casa, pare um pouco e leia um livro.
Vá alternando as atividades como puder – varrer a casa e olhar o celular e depois inverter. Isso faz com que tenhamos um ritmo e faz nosso cérebro se sentir mais vivo.
Mexa-se. Vá até o mercado só quando for realmente necessário, dê uma volta no quarteirão.
Faça ao menos uma atividade que envolva se mexer – e sim, cuidar de crianças e arrumar a casa está valendo. Mexa o corpo e produza os hormônios do prazer. Eles estão sendo necessários agora.
Reserve um tempo para não fazer nada. Deite-se na rede ou no sofá. Assista uma bobagem na TV.
Sorria. A energia da alegria nos ajuda a manter a vibração alta. Quando estamos alegres, ou rindo, não temos tempo para pensar em desgraça.
Não é hora de nada que nos exija a chamada “força de vontade”. Dietas restritivas, parar de fumar ou começar o crossfit pode não ser uma boa ideia. Ao invés disso apenas diminua ou doces, o cigarro ou faça uma caminhada leve. Vamos devagar, ok?
Conecte-se com Deus, o Universo ou o que você acreditar. Peça ajuda e proteção das forças superiores, ore, isso é comprovadamente eficaz. Se estiver se sentindo realmente mal e deprimido, procure ajuda. Um terapeuta ou um psiquiatra pode ser bastante recomendados nesses casos e…principalmente…
Não desista! Não desista de você ou dos seus sonhos. Não desista de ver o mundo curado. Não se entregue à falta de cuidados achando que é melhor “acabar logo com isso”.
Se existe o mal, era essa a ideia que ele colocaria na sua cabeça.
Vai passar. Está passando enquanto você lê esse artigo. Apenas acredite.
Cuide de você para não cair na teia do esgotamento emocional.
*Foto de Dev Asangbam no Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Recentemente, nos Estados Unidos, uma mulher revelou como pequenas mudanças nos hábitos de banheiro chamaram…
Recentemente, nas redes sociais, um novo fenômeno chamado “menodivorce” vem chamando atenção dos internautas e…
Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do nosso…
Nem sempre o fim de um relacionamento acontece de forma direta. Muitas vezes, a falta…
Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um documentário que vêm conquistando o público mundialmente.…
A astrologia não prevê apenas romances ou fases emocionais — ela também pode apontar momentos…