Por: Renata Guimarães
Existem momentos que precisamos aprender a sermos céticos em algumas circunstâncias na vida.
Aprender que nem todo mundo é confiável é realmente verdadeiro.
Que existem pessoas maldosas no mundo, todos nós sabemos, mas, pior que saber é conviver com elas no dia a dia.
Se torna mais desgastante ainda quando temos de conviver com esse tipo de pessoa no nosso âmbito profissional. É duro quando esse tipo de ser humano, assume o papel de liderança dentro das organizações.
Saber lidar com esse tipo de líder requer jogo de cintura, domínio próprio, mansidão e “santa paciência”, porque nunca saberemos ao certo, como será a postura desse tipo de pessoa ao tomar uma decisão, ou quando houver a necessidade de levar uma determinado assunto ao(s) seu(s) superior(es).
Todos nós já tivemos que conviver com esse tipo de ser humano, mas nunca estamos aptos a mantermos um bom relacionamento com esse tipo de pessoa.
Infelizmente é o que mais tem nas empresas, por isso separei alguns tópicos que poderão ajudá-los a superar as divergências.
1 – Mantenha-se diplomático – Embora não seja nada fácil, é preciso separar o pessoal do profissional, mantendo tudo documentado, e sempre que houver alguma conversa com esse tipo de líder deve-se ter uma testemunha.
2 – Jamais seja imparcial – Trate com esse tipo de pessoa todos os comentários maldosos e esclareça para seus superiores o que realmente ocorreu (caso ocorram fofocas). O fofoqueiro deve participar de reuniões sempre que seu nome for citado, deixando tudo às claras.
3 – Seja uma pessoa cética – Nunca confie nesse tipo de pessoa, trate com respeito, mas, nunca o tenha como amigo.
4 – Nunca tome partido – Se em algum momento esse tipo de pessoa convidar você para ser testemunha de determinado assunto dentro da organização, não assuma tal responsabilidade.
5 – Evite contato – Nunca mantenha contato com esse tipo de pessoa, se precisar de algo procure pessoas que talvez nem tenham o título de líder, mas que são reconhecidas e respeitadas. O que mais existe dentro das empresas são líderes sem comportamento de líder, apenas rótulo burocrático.
6 – Seja profissional – Mantenha sempre o bom humor, a seriedade, faça o seu trabalho, mesmo que não receba méritos e não seja reconhecido.
Por outro lado, esse tipo de pessoa ainda se julga vítima, e faz “cara de coitada”, se julgando “injustiçada” pelos colegas e até pelos superiores.
Fique atento com o disse me disse; o dito maldoso do mexerico.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…