Você já falou com seu cão com aquela “voz de criança”? Saiba que está fazendo algo que eles adoram.
De acordo com um estudo publicado pela Proceedings of the Royal Society B, os cães prestam mais atenção e demonstram maior engajamento quando usamos tons mais altos e cheios de carinho.
A pesquisa contou com a participação de voluntários que gravaram frases típicas de interação com cães ao olhar fotos de filhotes e adultos. Os resultados mostraram que:
Os participantes da pesquisa adaptaram seus tons de voz de acordo com a idade dos animais. Com filhotes, as vozes eram mais altas, lentas e expressivas, enquanto para cães mais velhos, o tom infantil ainda aparecia, mas de forma menos intensa.
O tom elevado e melodioso da voz infantil lembra o modo como os humanos falam com bebês, assim, criando uma atmosfera de afeto e atenção. Dessa forma, os cães se sentem mais conectados e seguros quando usamos essa “voz”.
Filhotes, em especial, mostram maior engajamento porque ainda estão aprendendo a interagir com os humanos e buscam sinais claros de emoção e intenção.
Portanto, se você quer chamar a atenção do seu cachorro ou apenas reforçar o vínculo emocional, não tenha vergonha de usar aquela voz infantil cheia de fofura. Quanto mais expressiva e carinhosa for sua interação, mais seu pet vai responder com entusiasmo.
Imagem de Capa: Canva
Medicamentos que atuam no hormônio GLP-1 ganharam enorme popularidade nos últimos anos por ajudarem no…
Poucos filmes provocaram tanta reação, censura e debate quanto “Crash: Estranhos Prazeres”, lançado em 1996…
Isaac Newton é lembrado como um dos maiores gênios da ciência moderna, responsável por leis…
O BBB 26 mal começou e já está dando o que falar nas redes sociais.…
Marcar férias sem planejamento costuma render menos descanso do que poderia. Em 2026, quem organiza…
Na astrologia, alguns ciclos não duram meses, duram anos. E há períodos tão longos e…