Autores

“Amor e atenção são sinônimos! Onde está a sua atenção está o seu amor”

Em quê você vem depositando a sua atenção?

O momento não está fácil para ninguém, mas para algumas pessoas está ainda mais difícil conseguir manter o foco e a atenção no trabalho, dentro e fora de casa. Muitas pessoas declararam que não estão tão produtivas quanto gostariam e como eram antes da pandemia.

Para o Dr. Décio Fabio Junior, do IDESV-Inteligência Sistêmica, não há como manter o foco em qualquer assunto sem que estejamos o fazendo com amor.

Conseguimos focar em um projeto ou ação quando depositamos a nossa atenção plena na questão que estamos trabalhando, e só damos a devida atenção a algo quando esse algo está vinculado ao amor que sentimos por aquilo que estamos produzindo.

“Amor e atenção são sinônimos! É impossível separar um do outro!”

, disse o especialista em Constelações Sistêmicas, criador do conceito Inteligência Sistêmica.

Para ele, é fácil distinguir o que a gente ama fazer e o que não temos o menor prazer em fazer, é só analisar o quanto estamos atentos, ou seja, onde está a nossa atenção.

Ele diz que “onde a nossa atenção está, está também o nosso amor, e acrescenta ainda um ótimo exemplo:

“Uma vez um paciente me disse que ele sabia que a esposa dele não o amava, aí eu perguntei a ele porque ele achava isso, e ele me disse: Porque ela não me dá atenção!”.

Depois desse exemplo ele explicou que a visão do paciente estava correta, visto que só damos atenção àquilo que sentimos amor, àquilo que estamos apaixonados e muito interessados.

Quando paramos de dar atenção a algo é sinal de que deixamos de amar aquilo.

Hamuche e Dr. Décio deram exemplos e concluíram que nesse momento será muito importante que as pessoas descubram o que realmente amam fazer, só assim conseguirão focar a ponto de serem mais produtivas.

Sabemos que muitas pessoas, ou a maioria, não possuem essa oportunidade de escolha, uma infinidade de pessoas estão desempregadas e sofrendo a escassez dos novos tempos. Porém, muitas outras estão se reinventando e depositando toda a atenção ou ao menos nos tempos livres, naquilo que amam fazer, e estão tendo ótimos resultados.

Essa nova era nos trouxe a necessidade de termos objetivos claros e certeiros, e de nos dedicarmos corajosamente a eles.

Nós todos passaremos a nos questionar se o que fazemos da vida realmente faz sentido para nós, e para sairmos todos do estado de sofrimento em que nos encontramos, não haverá outra forma senão, nos reinventarmos e nos agarrarmos naquilo que “antes” era apenas um hobby, mas que tem potencial para vir a ser a paixão, o amor, a missão, que devemos nos dedicar daqui em diante.

É claro que é preciso se especializar, se aperfeiçoar e chegar a um nível de excelência naquilo que se pretende fazer, por isso, Dr. Décio frisou a necessidade de que tenhamos paciência nesse processo, e que não queiramos nos tornar especialistas do dia para noite.

Ele citou uma pesquisa que revelou que nenhuma pessoa consegue se tornar phd, ou especialista em qualquer que seja o assunto, antes de 5 anos de experiência na área, mais precisamente o estudo diz que o avanço para um nível de desempenho especializado leva pelo menos de 3 a 5 anos de prática.

“Antes de 5 anos de experiência ninguém se torna bom o suficiente”

, disse ele durante a live.

Por tanto, o primeiro passo agora é identificar aquilo que você ama fazer, aquilo que você faz bem e que deposita toda a sua atenção quando o faz, aquilo que te dá prazer, e ao mesmo tempo, pode te gerar uma renda, nem que, a princípio, seja apenas uma renda extra. Esse é um ótimo jeito de começar a desanuviar as ideias.

O segundo passo é não querer atropelar as coisa, é ir devagar, com paciência, aprendendo com quem já sabe e já conhece a área que você tem interesse em atuar. Lembrando da pesquisa, e entendendo que o processo será longo, focar no objetivo, e não no “como” ele será realizado, mirar o ponto final, onde se quer chegar, é a motivação que fará com que você não desista de realizar o que tanto deseja.

Quando paramos para analisar e planejar demais, acabamos levando mais tempo e, as vezes, nem conquistando o que desejamos porque ficamos desmotivados ao nos depararmos com o quão difícil será a jornada.

Mas o mais importante é entender que sucesso não é o resultado, mas sim, o caminho que tivemos que trilhar até chegar a ele.

Se nesse caminho fomos felizes, é isso que importa!

Se fomos infelizes, por mais que conquistemos o pote de ouro no fim do arco-íris, nos sentiremos cansados, esgotados e nem um pouco satisfeitos!

Como disse o Dr. Décio, conquistaremos nossos sonhos se tivermos humildade para pedir ajuda.

E a quem devemos pedir?

Ele brinca: Comece “pedindo ajuda aos universitários”, fazendo alusão ao programa do Silvio Santos, querendo dizer que quando iniciamos qualquer que seja a empreitada, devemos nos espelhar em exemplos que já deram certo, ou em pessoas que já são especialistas na área.

Devemos fazer perguntas, escutar as respostas com humildade, e entender que nada prospera de uma hora para a outra, que tudo leva tempo.

Lembrando que para termos sucesso não podemos desistir nas primeiras dificuldades que enfrentamos.

LEIA TAMBÉM: Perdoe o passado e siga em frente! A Live que mudou a minha vida!

Certa vez o meu avô me disse: Minha filha, faça tudo com amor! E agora eu sei que o meu amor está onde eu coloco a minha atenção.

Cada dia que passa aprendo mais com as lives do @resiliencia_humana, e por isso, convido todos vocês para participarem com a gente!

Hoje tem mais!

Fiquem conectados e ligados nos stories do Resiliência, todos os dias publicamos os horários das lives!

Não percam!

No RESILIÊNCIA HUMANA, TODOS OS DIAS, UMA LIVE QUE PROMETE TE AJUDAR A VENCER OS SEUS LIMITES, SEJAM ELES QUAIS FOREM!

Iara Fonseca

Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

3 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

4 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

5 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago