“Amor e atenção são sinônimos! Onde está a sua atenção está o seu amor”

Iara Fonseca
amor-e-atencao-sao-sinonimos-onde-esta-a-sua-atencao-esta-o-seu-amor

Em quê você vem depositando a sua atenção?

O momento não está fácil para ninguém, mas para algumas pessoas está ainda mais difícil conseguir manter o foco e a atenção no trabalho, dentro e fora de casa. Muitas pessoas declararam que não estão tão produtivas quanto gostariam e como eram antes da pandemia.

Para o Dr. Décio Fabio Junior, do IDESV-Inteligência Sistêmica, não há como manter o foco em qualquer assunto sem que estejamos o fazendo com amor.

Conseguimos focar em um projeto ou ação quando depositamos a nossa atenção plena na questão que estamos trabalhando, e só damos a devida atenção a algo quando esse algo está vinculado ao amor que sentimos por aquilo que estamos produzindo.

“Amor e atenção são sinônimos! É impossível separar um do outro!”

, disse o especialista em Constelações Sistêmicas, criador do conceito Inteligência Sistêmica.

Para ele, é fácil distinguir o que a gente ama fazer e o que não temos o menor prazer em fazer, é só analisar o quanto estamos atentos, ou seja, onde está a nossa atenção.

Ele diz que “onde a nossa atenção está, está também o nosso amor, e acrescenta ainda um ótimo exemplo:

“Uma vez um paciente me disse que ele sabia que a esposa dele não o amava, aí eu perguntei a ele porque ele achava isso, e ele me disse: Porque ela não me dá atenção!”.

Depois desse exemplo ele explicou que a visão do paciente estava correta, visto que só damos atenção àquilo que sentimos amor, àquilo que estamos apaixonados e muito interessados.

Quando paramos de dar atenção a algo é sinal de que deixamos de amar aquilo.

Hamuche e Dr. Décio deram exemplos e concluíram que nesse momento será muito importante que as pessoas descubram o que realmente amam fazer, só assim conseguirão focar a ponto de serem mais produtivas.

Sabemos que muitas pessoas, ou a maioria, não possuem essa oportunidade de escolha, uma infinidade de pessoas estão desempregadas e sofrendo a escassez dos novos tempos. Porém, muitas outras estão se reinventando e depositando toda a atenção ou ao menos nos tempos livres, naquilo que amam fazer, e estão tendo ótimos resultados.

Essa nova era nos trouxe a necessidade de termos objetivos claros e certeiros, e de nos dedicarmos corajosamente a eles.

Nós todos passaremos a nos questionar se o que fazemos da vida realmente faz sentido para nós, e para sairmos todos do estado de sofrimento em que nos encontramos, não haverá outra forma senão, nos reinventarmos e nos agarrarmos naquilo que “antes” era apenas um hobby, mas que tem potencial para vir a ser a paixão, o amor, a missão, que devemos nos dedicar daqui em diante.

É claro que é preciso se especializar, se aperfeiçoar e chegar a um nível de excelência naquilo que se pretende fazer, por isso, Dr. Décio frisou a necessidade de que tenhamos paciência nesse processo, e que não queiramos nos tornar especialistas do dia para noite.

Ele citou uma pesquisa que revelou que nenhuma pessoa consegue se tornar phd, ou especialista em qualquer que seja o assunto, antes de 5 anos de experiência na área, mais precisamente o estudo diz que o avanço para um nível de desempenho especializado leva pelo menos de 3 a 5 anos de prática.

“Antes de 5 anos de experiência ninguém se torna bom o suficiente”

, disse ele durante a live.

Por tanto, o primeiro passo agora é identificar aquilo que você ama fazer, aquilo que você faz bem e que deposita toda a sua atenção quando o faz, aquilo que te dá prazer, e ao mesmo tempo, pode te gerar uma renda, nem que, a princípio, seja apenas uma renda extra. Esse é um ótimo jeito de começar a desanuviar as ideias.

O segundo passo é não querer atropelar as coisa, é ir devagar, com paciência, aprendendo com quem já sabe e já conhece a área que você tem interesse em atuar. Lembrando da pesquisa, e entendendo que o processo será longo, focar no objetivo, e não no “como” ele será realizado, mirar o ponto final, onde se quer chegar, é a motivação que fará com que você não desista de realizar o que tanto deseja.

Quando paramos para analisar e planejar demais, acabamos levando mais tempo e, as vezes, nem conquistando o que desejamos porque ficamos desmotivados ao nos depararmos com o quão difícil será a jornada.

Mas o mais importante é entender que sucesso não é o resultado, mas sim, o caminho que tivemos que trilhar até chegar a ele.

Se nesse caminho fomos felizes, é isso que importa!

Se fomos infelizes, por mais que conquistemos o pote de ouro no fim do arco-íris, nos sentiremos cansados, esgotados e nem um pouco satisfeitos!

Como disse o Dr. Décio, conquistaremos nossos sonhos se tivermos humildade para pedir ajuda.

E a quem devemos pedir?

Ele brinca: Comece “pedindo ajuda aos universitários”, fazendo alusão ao programa do Silvio Santos, querendo dizer que quando iniciamos qualquer que seja a empreitada, devemos nos espelhar em exemplos que já deram certo, ou em pessoas que já são especialistas na área.

Devemos fazer perguntas, escutar as respostas com humildade, e entender que nada prospera de uma hora para a outra, que tudo leva tempo.

Lembrando que para termos sucesso não podemos desistir nas primeiras dificuldades que enfrentamos.

LEIA TAMBÉM: Perdoe o passado e siga em frente! A Live que mudou a minha vida!

Certa vez o meu avô me disse: Minha filha, faça tudo com amor! E agora eu sei que o meu amor está onde eu coloco a minha atenção.

Cada dia que passa aprendo mais com as lives do @resiliencia_humana, e por isso, convido todos vocês para participarem com a gente!

Hoje tem mais!

Fiquem conectados e ligados nos stories do Resiliência, todos os dias publicamos os horários das lives!

Não percam!

No RESILIÊNCIA HUMANA, TODOS OS DIAS, UMA LIVE QUE PROMETE TE AJUDAR A VENCER OS SEUS LIMITES, SEJAM ELES QUAIS FOREM!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Iara Fonseca
Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA e SEU AMIGO GURU. Neurocoaching e Mestr em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram.