A inveja é a maldade disfarçada de falsidade!
Quando a gente vive em um país com grandes diferenças sociais, esse fator favorece um desdobramento de cultura fútil, onde se distorce o que é ser uma boa pessoa, onde ter mais é ser melhor, já que, quem tem menos sofre mais.
O fato de uma pessoa ter mais condições do outra, gera um estado de inveja, mesmo que velado.
Mas quando a gente vive em uma sociedade mais igualitária, caso alguém se sobressaia, esse alguém sofre a inveja por sair do padrão.
A inveja é uma maldade disfarçada de falsidade, só sente inveja quem não está satisfeito consigo mesmo.
Quem não consegue se sentir feliz em ver o outro feliz, por acreditar, mesmo que inconscientemente, que o outro é melhor, que se destaca de alguma maneira, a pessoa invejosa, se sente diminuída.
Ter inveja é uma perturbação, que desmembra fracionadamente pedaços de insatisfação, que molda a anatomia do cérebro em uma atmosfera que nos coloca num abismo em que é difícil sair.
A inveja é a formatação da baixa inteligência, já que foge às características de uma personalidade que reconhece, raciocina e conquista o próprio espaço, e se sente mal mediante ao conhecimento do próprio limite de suas competências.
Quem sente inveja procura tempo para depreciar o outro na rede social ou para os amigos, manipulando a informação na busca de argumentos que tragam essa gananciosa e obscura conquista de superioridade em relação ao outro que verdadeiramente se mostra mais competente e poderoso.
Ter inveja é uma maldade que não só afeta a quem sente, mas també a quem é o alvo da inveja. Mas quem é alvo de inveja, consegue se desvenciliar rapidamente das investidas do invejoso, quando olha para às suas conquistas e reconhece que o outro se consome em si mesmo.
A pessoa que é invejada, pode recorrer ao sistema de defesa do cérebro para ignorar informações que o tirem da homeostase.
Quem fala mal de alguém pra si, tem a personalidade de falar mal, é semântico, poderá falar mal de si também.
Se livre dessas pessoas, ignore-as, pois, esta doença, a inveja, só ameniza quando não alcança o resultado.
Se você se deparar com alguém falando mal de qualquer pessoa na rede social, ou para você, ignore, pois por pior que seja a pessoa atacada, a pessoa que ataca está dedicando tempo para derrubar alguém e, isso, configura maldade.
Pois se alguém não te satisfaz, é simples, ignore.
Quem quer paz, não movimenta a discórdia para que não perca essa paz.
A vida é simples, óbvia, permanente. Basta usar a coerência, inteligência emocional, para encontrar a plenitude necessária para que tenha mais e melhores picos de felicidade.
A maldade tem relação íntima com a falsidade e a inveja segue o mesmo caminho.
* Nosso colunista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é:
PhD em neurociências, mestre em psicologia, mestre em psicanálise, biólogo, historiador, antropólogo, com formações também em neuropsicologia, neurolinguística, inteligência artificial, neurociência aplicada à aprendizagem, filosofia, jornalismo, programação em python e formação profissional em nutrição clínica – Diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador na Universidad Santander; Membro da SFN – Society for Neuroscience, Membro ativo Redilat.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Com a chegada do mês de setembro, chega ao fim um ciclo de provações e…
Escolher o nome de um bebê é um dos momentos mais especiais para os pais,…
A maioria das pessoas buscam encontrar a sua alma gêmea. Esse encontro pode acontecer cedo,…
Recentemente, nas redes sociais, o nome do ex-ator da Globo, Jonatas Faro, voltou aos holofotes…
Ninguém gosta de ser enganado, mas reconhecer quando alguém não está sendo totalmente sincero nem…
Nos últimos anos, as relações amorosas vêm passando por transformações profundas. Muitos casais têm buscado…