USP forma médicas travestis pela primeira vez na história!
Segundo informou o G1, em 71 anos de história, Stella e Louise são as primeiras alunas reconhecidas e declaradas travestis a colarem grau em um dos cursos mais tradicionais do país.
Elas receberam o certificado de conclusão da graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) da Universidade de São Paulo (USP) no início de dezembro e agora sentem que não estão à margem da sociedade, mas ao centro dela.
Elas se chamam Stella Guilhermina Branco Fontanetti e Louise Rodrigues e Silva e segundo Rui Alberto Ferriani, professor e diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o feito delas é um marco para a inclusão na USP.
“Para nós, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, é um enorme orgulho termos a Stella e a Louise como nossas alunas e, agora, médicas. Elas são a representação de força, resiliência e de luta incansável pela realização de seus sonhos. Estamos sempre atentos a questões de respeito, equidade e inclusão em nossa faculdade.”
Stella disse ao G1 que cursar medicina foi um jeito de mostrar para a sociedade que se ela pode ser médica e bem-sucedida, quem poderia duvidar dela? Dessa forma, ela pensa que pode ajudar as famílias a olharem para seus filhos e filhas com mais aceitação e ajudar a encerrar o ciclo de violência que muitas travestis ainda enfrentam.
“Muitas vezes nós somos expulsas de casa com 14, 15 anos de idade, quando a gente se descobre e isso faz com que a prostituição seja o único caminho. Mas é por isso que eu acho que é uma via de mão dupla, porque à medida que estamos conquistando outros lugares, estamos conseguindo romper com certas coisas e fazendo com que as famílias consigam aceitar melhor, fazendo com que os ciclos de violência sejam rompidos”.
Parabéns a elas! Que sejam as primeiras de muitas a terem mais oportunidades e se libertarem do preconceito.
*DA REDAÇÃO RH. Com informações G1. Foto: Arquivo pessoal
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…