USP forma médicas travestis pela primeira vez na história!

Segundo informou o G1, em 71 anos de história, Stella e Louise são as primeiras alunas reconhecidas e declaradas travestis a colarem grau em um dos cursos mais tradicionais do país.

Elas receberam o certificado de conclusão da graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) da Universidade de São Paulo (USP) no início de dezembro e agora sentem que não estão à margem da sociedade, mas ao centro dela.

Elas se chamam Stella Guilhermina Branco Fontanetti e Louise Rodrigues e Silva e segundo Rui Alberto Ferriani, professor e diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o feito delas é um marco para a inclusão na USP.

“Para nós, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, é um enorme orgulho termos a Stella e a Louise como nossas alunas e, agora, médicas. Elas são a representação de força, resiliência e de luta incansável pela realização de seus sonhos. Estamos sempre atentos a questões de respeito, equidade e inclusão em nossa faculdade.”

Stella disse ao G1 que cursar medicina foi um jeito de mostrar para a sociedade que se ela pode ser médica e bem-sucedida, quem poderia duvidar dela? Dessa forma, ela pensa que pode ajudar as famílias a olharem para seus filhos e filhas com mais aceitação e ajudar a encerrar o ciclo de violência que muitas travestis ainda enfrentam.

“Muitas vezes nós somos expulsas de casa com 14, 15 anos de idade, quando a gente se descobre e isso faz com que a prostituição seja o único caminho. Mas é por isso que eu acho que é uma via de mão dupla, porque à medida que estamos conquistando outros lugares, estamos conseguindo romper com certas coisas e fazendo com que as famílias consigam aceitar melhor, fazendo com que os ciclos de violência sejam rompidos”.

Parabéns a elas! Que sejam as primeiras de muitas a terem mais oportunidades e se libertarem do preconceito.
*DA REDAÇÃO RH. Com informações G1. Foto: Arquivo pessoal

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.