Autores

“Todos os seres desejam ser felizes, pois querem evitar a dor e o sofrimento.” Dalai Lama

Quando interagimos com algumas pessoas temos que considerar, que elas têm opiniões sobre si mesmas e vivem as suas aflições. Assim como nós, cada um está lutando a sua batalha diária com os poucos recursos que têm, dos quais não sabemos nada. Então, precisamos respeitar os outros. “Todos os seres desejam ser felizes, pois querem evitar a dor e o sofrimento”, como nos ensina o monge budista Dalai Lama.

A filosofia platônica nos ensinava em 348 a 347 a.C., que devemos ser gentis, pois cada pessoa que encontramos está enfrentando uma batalha difícil. Mas não é simples seguir essa dica de Plantão, porque vivemos em um mundo de muito stress e competição, que bloqueia em nós a manifestação dos gestos mais singelos de gentileza e respeito.

Sabemos que nessa vida vamos interagir com pessoas educadas ou gentis, que nos ajudarão a evoluir como seres humanos. Entretanto, iremos também nos deparar com sujeitos amargos ou raivosos, que “não estão nem aí” com o respeito pelas agruras de outrem, sobretudo, dos desafortunados.

Além disso, muitas pessoas que vivem o sofrimento e as privações diárias passam, constantemente, despercebidas ou ignoradas por esse furor cotidiano. Porém, quem submete um ser humano a mais uma humilhação só por viver essa situação, é uma criatura com grave complexo de inferioridade ou é um fracassado moralmente.

O Antigo Testamento, escrito em 1500 a 450 a.C., que é considerado o livro dos judeus e dos cristãos, está repleto de narrativas que criticam as criaturas que desprezam a importância da generosidade com os pobres, órfãos, doentes e desamparados.

Jesus aprofundou essas preocupações e corrigiu as distorções no Novo Testamento, que foi escrito pelos evangelistas entre 45 a 90 d.C., mostrando que a prática do altruísmo deve ser humilde e desinteressada. Ele nos ensinou através de sua mensagem salvífica, que devemos ter sensibilidade diante da dor alheia e a prontidão em assistir os abandonados, como sendo um projeto do Reino de Deus, aqui na terra.

Os ensinamentos de Buda, criado por Sidarta Gautama, possivelmente entre 563 a 483 a.C., estão na mesma direção da sabedoria da filosofia grega e cristã, que nos orientam sempre agir com dignidade e compaixão. É um modo de entender, que o bem e a satisfação dos outros voltam para nós, como gratificação pessoal.

As pessoas sábias não apenas compreendem esses valores, mas os vivem em suas vidas, e agem de forma caridosa. E não precisam se preocupar em provar nada para ninguém. É como bem-disse o livro dos Provérbios: “As palavras gentis são favo de mel doce na garganta e saudável para o corpo.” “Quem despreza seu próximo demonstra falta de bom senso; o homem sábio guarda silêncio.”

Portanto, há esse princípio comum entre o Budismo e o Cristianismo: “Todos os seres desejam ser felizes, pois querem evitar a dor e o sofrimento”, como nos ensina o monge budista Dalai Lama. Contudo, a nossa sociedade ocidental, mesmo em 2018 d.C., ainda despreza esses ensinamentos, em troca do desejo de poder, riqueza e consumo.

Jackson César Buonocore é sociólogo e psicanalista

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

15 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

15 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

16 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

17 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago