Destaque

“Toda pessoa de sucesso teve uma mãe chata”, afirmou Leo Fraiman

“Toda pessoa de sucesso teve uma mãe chata”, afirmou Leo Fraiman

A adolescência é a fase onde percebemos que nossas mães são chatas, a gente acha que a nossa mãe é a pessoa mais chata que existe, mesmo quando ela tenta ser legal.

Geralmente, as mães sentem que ser considerada “chata” não é o título que elas gostariam de receber, todas, certamente,gostariam que seus filhos as vissem como as melhores mães do mundo. Porém, quanto mais fazemos o que eles querem, mais eles se revelam ingratos e imaturos.

É mister entender que uma mãe chata faz mais bem a um filho do que uma mãe permissiva. Mas muito além da chatice por si só, precisa existir também uma compreenssão profunda a respeito das necessidads do filho.

Antes de qualquer atitude arbitrária, precisamos olhar para os nossos filhos como o adolescente que fomos: o que queríamos, quais eram as nossas necessidades, o que nós gostaríamos que nossas mães tivessem feito naquela época?

Quando analisamos a nós mesmos, percebemos que o queríamos, se tivesse acontecido, talvez, teria nos tornado melhores, ou não. Essa autoanálise nos ajuda a tomar decisões mais assertivas e a ser mais firme em nossas orientações.

O fato é que ser chata não é ser abusiva, controladora e mandona, ,as sim, saber impor limites, exigir respeito e implantar em nossos filhos o chip da responsabilidade e do comprometimento com a própria vida.

Nesse ponto de reflexão, percebi que é mais fácil falar do que fazer, não é mesmo? E me deparei com um texto do psicoterapeuta Leo Fraiman, que reafirma o que escrevi até aqui:

“Toda pessoa de sucesso profissional teve mãe chata. A mãe que cobra do filho atitudes responsáveis, como mandá-lo escovar os dentes e vestir-se adequadamente, contribui para o seu crescimento.

Alguns dizem que os filhos estão mudando, mas, na verdade, quem está mudando são os pais que, em vez de enxergarem a autoridade que possuem, acabam querendo fazer seus filhos felizes a qualquer custo.

A adolescência carrega consigo os impulsos e os riscos e, embora seja difícil lidar com esses fatores, é uma fase importante, pois esses impulsos farão com que o adolescente tenha coragem de lutar pelo que ele quer (por exemplo, tentar pegar uma vaga em uma orquestra famosa, inscrever-se em um time de vôlei, conversar com uma garota desconhecida e linda na balada etc).

Por isso, é necessário que a mãe cobre mesmo dos filhos, aquilo que eles precisam fazer, para que o impulso continue sendo usado positivamente. Uma mãe com esse perfil não é chata, é amorosa”.

Este texto é uma parte do “Como educar os filhos na adolescência”, com o psicoterapeuta Leo Fraiman, exibido no programa Vida Melhor – 22/10/20. Assita a entrevista:

Cada filho é um infinito particular de possibilidades, e nós mães e pais, devemos estar atentos para que eles não se desviem do caminho da autorresponsabilidade e não se percam nas encruzilhadas da vida adulta.

Sejamos chatos, porém, com todo amor.

Melhor ser uma mãe chata que cria o filho para o mundo, do que ser uma mãe legal, que faz tudo para o filho, e recebe dele, ingratidão.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga. Para agendar uma SESSÃO DE AUTOEXPANSÃO com a Iara, mande um direct para @ESCRITORAIARAFONSECA

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Iara Fonseca

Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

13 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

13 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

14 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

4 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

4 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

4 dias ago