Destaque

Ter uma mãe ausente machuca o coração de uma criança para sempre

Por: Emma E. Sánchez

Por centenas de anos, psicólogos, psiquiatras, pedagogos, especialistas em desenvolvimento e experiência humanos têm dito que uma criança pode carecer de tudo, exceto da presença segura e amorosa de sua mãe.

A falta de bens materiais, ambientes desfavoráveis, educação e até mesmo a inadequação de um pai, podem ser combatidos de maneira excelente quando a mãe cumpre seu papel de nutrir e treinar os pequenos.

Thomas Verny, em seu livro mundialmente famoso “A Vida Secreta da Criança Por Nascer”, depois de anos estudando milhares de mulheres grávidas e acompanhando a vida de seus filhos durante todo o seu desenvolvimento, descobriu que uma mulher com a atitude apropriada, consciente da vida que leva, e com bastante amor e interesse pelo seu filho, pode superar as condições de vida mais adversas e forjar crianças fortes, seguras e emocionalmente estáveis. Mas uma mãe desinteressada pode ser altamente destrutiva para seu filho em crescimento.

Uma criança pode superar a morte de sua mãe, mas não sua ausência ou distanciamento emocional, especialmente se ela não estiver presente ou com vínculos a ela durante a primeira infância, pois impacta diretamente em seu desenvolvimento afetivo e cognitivo.

Morte não é ausência

Uma criança cuja mãe morreu pode crescer como uma pessoa sem grandes problemas emocionais quando a informação que ela tem sobre ela é emocionalmente saudável; isto é, a criança sabe que ela a amava, que a queria muito e a considerava importante.

A partir dessa consciência, a criança construirá uma imagem sólida, integral e inspiradora que a acompanhará por toda a vida. Uma criança pode superar a falta de sua mãe, mas nunca sua ausência.

Desinteresse e desapego emocional são ausências que destroem

Uma mãe que trabalha longas horas e só vê pouco seus filhos não é necessariamente uma mãe ausente, ela corre o risco, mas pode evitar ser.

É considerada uma “mãe ausente” aquela que:

Abandonou os filhos

E o fez sem mais explicações e pior ainda, se a informação com a qual a criança cresce é negativa, é mal influenciada ou faz dela a responsável pela partida da mãe. Essas situações causam sérios danos emocionais a longo prazo.

Ter períodos de ausência prolongados ou muito frequentes e não os compensar

Hoje, muitas mães trabalham, viajam e, por várias razões, podem não estar tempo suficiente com seus filhos. No entanto, a criança sente e sabe quando não é amada nem de grande valor para sua mãe.

Os presentes caros ou qualquer objeto que é dado à criança não compensa a ausência, apenas a torna maior, porque vem da culpa e não do amor sincero.

Não cria vínculos emocionais

Há mães que, por várias razões, inclusive biológicas e emocionais, não criam vínculos com seus filhos; são distantes e frias. Há algumas que nem sequer falam com seus filhos ou têm contato físico com eles. Este tipo de caso requer uma intervenção profissional adequada com a mãe para evitar danos irreversíveis à criança. Este tipo de ausência é altamente perigoso.

Está fisicamente presente, mas distraída com outros assuntos

Curiosamente, esse tipo de ausência é o mais comum, o mais absurdo e o que atualmente está causando mais danos. São mães que o pouco ou longo tempo que têm com seus filhos “estão e não estão”. Ou seja, elas estão fisicamente presentes ao lado do filho, mas não prestam a menor atenção a eles porque estão com a mente absorvida em outras coisas, como TV, computador ou telefone celular.

Esse tipo de ausência pode ser o menos perigoso emocionalmente, mas está formando uma nova geração de crianças sem limites, sem respeito, sem habilidades de socialização e que apresentam distúrbios de comportamento e hiperatividade.

A estas se acrescentam também as crianças sem amor, aquelas que nunca foram educadas e muito menos disciplinadas com normas e limites sociais. São crianças que cresceram tentando chamar a atenção de sua mãe, e se acostumaram a recebê-la apenas quando fizeram algo grave ou sério o suficiente para afastá-la do seu celular.

Sinais de alerta emitidos por uma criança que se sente abandonada

  • Problemas de sono
  • Transtornos alimentares
  • Desespero
  • Distanciamento
  • Agressão ou muita raiva
  • Tristeza
  • Terror a ser deixado ou de ser separado de sua mãe ou cuidador

Tornar-se consciente

Reconhecer que temos um problema é sempre o primeiro grande passo. Reserve algum tempo para revisar suas ausências, incluindo a origem delas. Certamente você descobrirá que há muito mais profundidade, e quanto mais profundo você cavar, mais determinado será seu desejo de mudar e melhorar.

Imagine-se como um copo sujo que precisa ser lavado e preenchido com o melhor de si.

Expresse seus sentimentos e sua situação

Os filhos, sejam eles pequenos ou não, precisam saber o que acontece, precisam saber da boca de seus pais o que eles significam e seu lugar dentro da família. As crianças veem e ouvem mais do que você imagina, pelo que elas entendem – mas, acima de tudo, pelo que sentem – podem reconhecer quando ouvem mentiras ou verdade.

Fale com elas. O que tiverem de dizer, dirão. Quando se trata de conversar com os filhos, especialmente adolescentes, pode haver palavras duras e ofensivas; ouça, aceite o que têm a dizer e mude se houver algo para mudar. Para os jovens, as promessas não servem, eles querem ações reais e consistentes. Finalmente, pense nisso: o abandono tem um preço alto, mas possível de pagar.

Estabeleça metas, trace um plano, prometa (mas acima de tudo, cumpra)

Às vezes nem é necessário dizer “eu te prometo” porque promessas não cumpridas doem mais. Estabeleça metas com seus filhos somente se você estiver realmente disposta a cumprir e comece com pequenos passos; um de cada vez, isso é muito melhor do que prometer grandes mudanças motivadas por emoção e culpa, mas longe da realidade.

Perdoe e perdoe a si mesmo

Uma história de abandono quase sempre está ligada a outra. Talvez alguém que também nos abandonou ou que nos fez sentir tão pequenos, que nem a presença ou o amor merecíamos, e por isso nos deixaram. Portanto, é bom rever a origem e perdoar, isso irá nos curar e nos deixar em uma posição melhor para atuar e corrigir, quebrando assim essa pesada cadeia de tristeza e solidão.

Sentir-se culpado ou culpar alguém não ajuda, apenas piora a situação.

Respeite e adapte-se

Às vezes, quando reagimos e vemos que estivemos ausentes para nossos filhos, percebemos que já muitos anos se passaram, e a criança de ontem se tornou hoje um jovem ou adulto, e talvez até pai ou mãe. Voltar para a vida de alguém que a construiu sem a sua presença é complexo, mas possível.

Respeite a vida que eles têm agora, seus tempos e caminhos, não critique, adapte-se com amor e esforços sinceros, logo as lacunas serão preenchidas com perdão, alegria e regozijo que só a família pode dar.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

4 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

5 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

5 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

6 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

1 dia ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

1 dia ago