Só fale, se as suas palavras, forem mais edificantes que o silêncio!

Não permita que da sua boca saia nenhuma palavra indecente, fale apenas o que for útil para edificar os outros. Uma palavra dita para ferir o outro, fere mais você, do que o outro.

Procure compreender as necessidades dos outros e as suas, avalie se, aquilo que você quer falar, servirá mais para afagar o seu ego, do que para melhorar o dia de alguém. Se a sua fala não for beneficiar quem ouve, melhor mesmo é permanecer em silêncio.

Aprenda a perceber se as suas falas contém frases abusivas, que só desejam ofender ou humilhar, e esteja consciente dos resultados que elas podem causar nos outros. A partir daí, busque dizer o que for bom e útil, para que as suas palavras sirvam de encorajamento e empoderamento para aqueles que as receberem.

Para que a sua voz seja ouvida com amor, ela precisa estar impregnada de graça, de empatia e de afeto.

Que não saia da sua boca, opniões corruptivas, mas sim, apenas sentenças positivas que farão bem e edificarão aqueles que precisam de acolhimento.

Que você nunca seja aquele que dissemina a discordia, a fofoca e que conduz conversas fúteis, porque tudo o que você fala, quem ouve primeiro é você.

Entenda que cada palavra que sai da sua boca revela quem você é, e demonstra o seu poder de criar ou destruir. Faça com que cada palavra que você disser daqui para frente seja um presente e não, um castigo para quem ouve.

Diga só o que fará os outros mais fortes. Agindo assim, você também se fortalecerá. Só fale, se as suas palavras forem mais edificantes que o silêncio.

É fácil perceber quem vive no amor e quem está debruçado nas feridas interiores, é só ouvir o que dizem, suas opiniões, suas certezas e suas interpretações dos fatos.

Aquele que sente prazer em dizer palavras que machucam, está tão ferido, que passa a ferir os outros. E quanto mais ele fere os outros com palavras, mais adoecido ele fica.

Se você não consegue falar o que você pensa com amor, você precisa de ajuda. Me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Vinicius “amnx” Amano no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.