Autores

Sinais claros e óbvios de que você está em uma amizade abusiva

Sinais claros e óbvios de que você está em uma amizade abusiva

As conexões reais são uma espécie de magnetismo, a gente vai ou não vai com a cara do outro ser humano, e se a gente vai com a cara, logo já abrimos a nossa vida e só vamos nos dar conta se fomos precipitados quando alguns sinais de alerta começam a surgir.

O problema de ir com a cara rapidamente é que, muitas vezes, não percebemos que aquela pessoa é, na verdade, um ser humano com uma certa toxidade. O que seria isso? É quando uma pessoa abusa da boa vontade da outra com requintes de “folgadisse”, sabe como é?

Seres folgados? Invasivos? Egoístas? Vaidosos e mesquinhos? E assim vai…

Na verdade é muito fácil perceber que estamos vivendo uma amizade abusiva, porém, acabamos fechando os olhos para isso, justamente porque fomos muito com a cara daquele serzinho simpático e “aparentemente” inofensivo.

Uma pessoa folgada, jamais vai demonstrar isso logo de cara, ela geralmente é muito esperta e charmosa, prepara a casa primeiro, faz de um tudo, como se precisasse nos conquistar, e depois, quando já escancaramos a nossa vida, já contamos todos os nossos segredos, já abrimos a nossa casa e o nosso coração, ela mostra as “garras”.

É claramente notável que uma amizade é abusiva quando tudo tem que ser do jeito que o amigo quer. Já observei amigos que caso você não concorde em fazer o que eles sugeriram, eles se rebelam, se revoltam contra nós, saem falando mal da gente por aí ou até ameaçam revelar nossos segredos.

Outro sinal fácil de ser identificado é quando o amigo “sempre acha que está certo”. Um amigo que nunca está errado e sempre aponta o erro nos outros, ou pior, em você, com certeza se enquadra no “conjunto de toxidades” que estou trazendo aqui.

Pensa comigo:

Como viver uma amizade saudável com alguém que não para para escutar as próprias asneiras que diz, ou não para para refletir diante dos próprios comportamentos que tem?

Pois é meus amores, não tem como levar uma amizade a diante quando o dito amigo não admite os próprios erros, e não se esforça para ser uma pessoa melhor, não é mesmo?

Outro fator muito importante a se observar é aquele amigo que é invejoso, ganancioso e orgulhoso, aquele que entra na sua casa e começa a reparar em tudo. Ele te olha de cima embaixo e com tom de deboche diz “como você tá chique?”, “nossaaaaa, mas tá rica hem bem”, “que coisa mais brega é essa?”, ou pior, chega na sua casa e tudo que ela gosta quer levar embora pra casa dela. Ela arruma um jeito de pedir um pedaço de bolo no pratinho que ela gostou e nunca mais devolve o tal pratinho… Ela faz o mesmo com as roupas que você mais gosta, com os livros, com tudo o que você tem, e quem sabe, com o seu namorado e com o seu trabalho também…

Mais um claro sinal de amizade tóxica são aquelas amigas e amigos que não sabem ouvir.

São as famosas tagarelas, quando elas chegam em um lugar ninguém mais fala, e a gente passa a ser expectador do show particular que elas querem apresentar.

Geralmente, essas amigas ou amigos, gostam de contar como suas vidas são maravilhosas, contar vantagem, ou, possuem um repertório de desgraças e viram um disco riscado, sempre reclamam sobre as mesmas coisas.

Você sai da conversa, ou melhor, do monólogo, com os ouvidos doendo e com aquela sensação de que “suas energias foram sugadas”. E foram!

Tome cuidado com as pessoas que você escolhe para frequentarem a sua casa! Ela é o seu templo e precisa ser protegida por você.

De uma forma torta, esse vírus nos protegeu de nós mesmos, agora, precisamos restringir o “volume” de pessoas que entram em nossas casas ou que temos contato.

Aproveite ESSE MOMENTO para selecionar ainda mais os seus amigos.

Na nossa vida já tem coisa demais acontecendo para que a gente ainda tenha que se preocupar com pessoas que querem jogar o peso delas em cima da gente!

Fuja!

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Iara Fonseca, jornalista, escritora, editora de conteúdo dos portais Resiliência Humana, Seu Amigo Guru, Homem na Prática e Taróloga. Para agendar uma consulta de Tarô Espiritual com a Iara, mande um direct para @escritoraiarafonseca

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Iara Fonseca

Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA, SEU AMIGO GURU e HOMEM NA PRÁTICA. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram @escritoraiarafonseca .

Recent Posts

Cuidado para não se envolver em um relacionamento… sozinha! Quem quer não deixa dúvidas!

Cuidado para não se envolver em um relacionamento... sozinha!Quem quer não deixa dúvidas! Quando o…

20 horas ago

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos.

Projeto usa testes genéticos para estudar a inteligência humana e gerar diagnósticos mais precisos. O…

20 horas ago

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas!

Olhe para os problemas para trazer soluções e não para criar mais problemas! Eu sei…

21 horas ago

COMO CHICO XAVIER EXPLICA AS GRANDES TRAGÉDIAS COLETIVAS!

COMO CHICO XAVIER EXPLICA AS GRANDES TRAGÉDIAS COLETIVAS! No livro 'Cartas e Crônicas', psicografado por…

2 dias ago

Eu nasci para cuidar das pessoas”, diz menina de 4 anos que acredita ter mediunidade.

Eu nasci para cuidar das pessoas”, diz menina de 4 anos que acredita ter mediunidade.…

2 dias ago

Quando você reconhece o seu valor, portas se abrem, oportunidades surgem e as suas relações se fortalecem.

Quando você reconhece o seu valor e sabe que merece mais, portas se abrem, oportunidades…

2 dias ago