Autores

SIM, ALGUMAS FERIDAS DEIXAM GRANDES MARCAS

Acredito fielmente na reinvenção, na busca de caminhos alternativos , na superação de medos. Muitas vezes nos surpreendemos com a gente mesmo ao descobrirmos que somos muito mais generosos e criativos do que imaginávamos. E quando uso o termo criativo, não me refiro à criatividade artística. Me refiro à capacidade de ressignificar a própria vida. De fechar algumas portas. De abrir outras. De pular janelas quando todas as portas estão trancadas. De começar do zero. De dar um sentido poético à tragédia. De extrair alguma lição importante de uma experiência amarga e humilhante.

Vivemos num tempo de certo perfeccionismo emocional. Ou pelo menos , tentamos fingir para nós mesmos e para os outros que tudo é superável mediante uma grande dose de esforço e capacidade de reinvenção.

Acredito fielmente na reinvenção, na busca de caminhos alternativos , na superação de medos. Muitas vezes nos surpreendemos com a gente mesmo ao descobrirmos que somos muito mais generosos e criativos do que imaginávamos. E quando uso o termo criativo, não me refiro à criatividade artística.

Me refiro à capacidade de ressignificar a própria vida. De fechar algumas portas. De abrir outras. De pular janelas quando todas as portas estão trancadas. De começar do zero. De dar um sentido poético à tragédia. De extrair alguma lição importante de uma experiência amarga e humilhante.

Por outro lado, creio que nem tudo seja superável. Sim, algumas dores abrem feridas profundas. E mesmo quando estas se fecham, deixam grandes marcas. Acreditar que certas lembranças tristes nunca mais vão voltar para tomar um cafezinho com a gente numa tarde solitária ou numa noite insone é uma aspiração nobre. Mas raramente se concretiza. Como diria Emily Brontë em seu célebre romance gótico “O morro dos ventos uivantes”, ‘pensamentos são tiranos que vão e voltam para nos atormentar”.

Podemos colar louças que se quebram e remendar roupas que se rasgam, mas as marcas ficarão ali a nos olhar. Acredito que algumas pessoas tenham realmente mais facilidade para superar certas dores e desviar o olhar das cicatrizes mais prontamente. Mas , na maioria dos casos , olhamos sim para tudo aquilo que nos fez sofrer. Com isso, não quero dizer que devamos nos agarrar ao passado e deixar de viver o presente. Não quero dizer que devamos nos tornar obcecados e paralisados por tudo aquilo que já passou.

Sim, creio que devamos deixar o passado ir. Mas também não devemos nos sentir culpados ou derrotados se de vez em quando uma lembrança feroz nos abraçar de supetão. Sim, elas farão isso. E depois de alguns momentos amargos , nos resta voltar a sorrir com a placidez daqueles que entendem que a vida não é perfeita, mas que mesmo assim vale a pena vivê-la com intensidade e sem temor de admitir as limitações, tanto as nossas como as da própria existência.

Sílvia Marques

Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas. Escritora compulsiva, atriz por vício, professora com alma de estudante. O mundo é o meu palco e minha sala de aula , meu laboratório maluco. Degusto novos conhecimentos e degluto vinhos que me deixam insuportavelmente lúcida. Apaixonada por artes em geral, filosofia , psicanálise e tudo que faz a pele da alma se rasgar. Doutora em Comunicação e Semiótica e autora de 7 livros. Entre eles estão "Como fazer uma tese?" ( Editora Avercamp) , "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação" ( Editora LTC) indicado ao prêmio Jabuti 2013. Sou alguém que realmente odeia móveis fixos.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

4 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

4 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

5 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago