Autores

QUE TIPO DE PESSOA VOCÊ É?

Todos nós sabemos que não somos o que pensamos, nem o que dizemos, nem o que acreditamos, nem o que sentimos. Somos o que fazemos. Ponto final.

Aquilo que fazemos é o que determina a nossa atitude, o nosso carácter e as nossas escolhas.

Algumas pessoas dizem que não desejam fazer nada, mas não fazer nada também é fazer algo. Nada é a ausência do seu oposto. Portanto, o nada não existe, porque existe sempre o outro lado.

Perceber que tipo de pessoa somos é importante para decidirmos se queremos continuar a sê-lo, já que tudo são escolhas. Como tal, vamos entender um pouco mais sobre quem estamos a ser na vida.

Existem três tipos de pessoas neste Mundo:

. as que acham que a vida deve fazer tudo por elas
. as que acham que a vida não faz nada por elas
. as que sabem que devem fazer primeiro e esperar que a vida faça a seguir

As primeiras, as que acham que a vida deve fazer tudo por elas, acreditam que o que lhes está reservado vem ter com elas de qualquer maneira, independentemente do que fizerem. Para isso, não precisam de fazer nada. Basta-lhes ficar sentadas no sofá, a deixar fluir, porque aquilo que é para elas vai-lhes bater à porta no momento certo.

O que acontece é que os anos passam e nada acontece. Então, estas pessoas começam a encontrar desculpas e culpados por as coisas não estarem a correr como elas esperavam. O pior é que raramente saem do sofá e continuam a queixar-se todos os dias sem fazerem nada de novo.
É suposto a vida trazer-lhes o que é para si, mesmo que elas não façam nada. Está escrito. Elas acreditam nisso e iludem-se com tal verdade. No entanto, a realidade é bem diferente.

As segundas, as que acham que a vida não faz nada por elas, acreditam que têm de ser elas a fazer tudo por elas. Então, passam toda a sua vida a correr de um lado para o outro, a fazer coisas e mais coisas, sem parar, sempre exaustas, sempre em esforço, sempre com novos objectivos, planos e metas. Realizam e fazem coisas que não correm como desejavam e ficam exaustas, sem energia. No entanto, não param. Acreditam que têm de ser elas a fazer tudo e mais tudo e voltam à correria de sempre. Recusam-se a parar, porque acreditam que se o fizerem, mais ninguém o vai fazer por elas.
Como consequência disso, andam sempre cansadas e inquietas e a sua vida resume-se a uma necessidade de estar em movimento, a fazer sempre alguma coisa, sob pena de se acharem inúteis e sem valor. O problema é que acabam inevitavelmente por achar isso ou fugir disso. Um dia, perdem totalmente as forças e deprimem.

As terceiras, as que sabem que devem fazer primeiro e esperar que a vida faça a seguir, são as que entendem a maneira como tudo acontece. Sabem que devem ser elas a fazer a sua parte, aquilo que tem a ver com elas, aquilo que a sua essência lhes pede, aquilo que sentem dever fazer naquele momento. Sabem que para encontrar o seu caminho devem seguir e fazer o que sentem, aquilo que tem a ver com elas mesmas, seja qual for a situação.

Depois de o fazer, desligam-se do resultado e esperam que a vida lhes mostre o que devem fazer a seguir.

Se a vida lhes mostra que a escolha não foi aquela que tem a ver com elas, através de perdas, atrasos, dor, frustração, sofrimento, o que devem fazer é mudar de direção, fazer novas e diferentes escolhas.

Se pelo contrário a vida lhes mostra que a escolha tem a ver com elas e o seu caminho, surgem coisas novas, oportunidades, e percebe-se claramente que as coisas estão a fluir e a ganhar sentido. De repente, a sensação é de alegria e realização. Tudo parece ter ganho leveza e significado. A vida ganhou cor e significado e ficou claro o passo a dar a seguir.

Para estas pessoas, tudo é motivo de gratidão. Tudo é uma dádiva, mesmo que não seja o que querem no momento. Sabem há muito que só atraem o que precisam para crescer pessoalmente e viver uma vida ainda mais plena.

Para saberes mais sobre o meu trabalho, visita a minha página no Facebook https://www.facebook.com/jose.m.teixeira.18 e inscreve-te no meu Grupo “Coaching para Todos” https://www.facebook.com/groups/176165122930763/

José Micard Teixeira

Jose Micard Teixeira

José Micard Teixeira é um escritor português, Coach, Palestrante e Motivador de Mudança, autor de 5 livros de auto-ajuda. Foi director geral de empresas durante mais de 10 anos até ao dia em que decidiu mudar de vida. Dedica-se desde aí a escrever e a ajudar pessoas a viver as suas vidas de forma entusiasmante e livre. Nasceu em Aveiro – Portugal, em 1961.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

6 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

6 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

7 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago