QUE TIPO DE PESSOA VOCÊ É?

Jose Micard Teixeira

Todos nós sabemos que não somos o que pensamos, nem o que dizemos, nem o que acreditamos, nem o que sentimos. Somos o que fazemos. Ponto final.

Aquilo que fazemos é o que determina a nossa atitude, o nosso carácter e as nossas escolhas.

Algumas pessoas dizem que não desejam fazer nada, mas não fazer nada também é fazer algo. Nada é a ausência do seu oposto. Portanto, o nada não existe, porque existe sempre o outro lado.

Perceber que tipo de pessoa somos é importante para decidirmos se queremos continuar a sê-lo, já que tudo são escolhas. Como tal, vamos entender um pouco mais sobre quem estamos a ser na vida.

Existem três tipos de pessoas neste Mundo:

. as que acham que a vida deve fazer tudo por elas
. as que acham que a vida não faz nada por elas
. as que sabem que devem fazer primeiro e esperar que a vida faça a seguir

As primeiras, as que acham que a vida deve fazer tudo por elas, acreditam que o que lhes está reservado vem ter com elas de qualquer maneira, independentemente do que fizerem. Para isso, não precisam de fazer nada. Basta-lhes ficar sentadas no sofá, a deixar fluir, porque aquilo que é para elas vai-lhes bater à porta no momento certo.

O que acontece é que os anos passam e nada acontece. Então, estas pessoas começam a encontrar desculpas e culpados por as coisas não estarem a correr como elas esperavam. O pior é que raramente saem do sofá e continuam a queixar-se todos os dias sem fazerem nada de novo.
É suposto a vida trazer-lhes o que é para si, mesmo que elas não façam nada. Está escrito. Elas acreditam nisso e iludem-se com tal verdade. No entanto, a realidade é bem diferente.

As segundas, as que acham que a vida não faz nada por elas, acreditam que têm de ser elas a fazer tudo por elas. Então, passam toda a sua vida a correr de um lado para o outro, a fazer coisas e mais coisas, sem parar, sempre exaustas, sempre em esforço, sempre com novos objectivos, planos e metas. Realizam e fazem coisas que não correm como desejavam e ficam exaustas, sem energia. No entanto, não param. Acreditam que têm de ser elas a fazer tudo e mais tudo e voltam à correria de sempre. Recusam-se a parar, porque acreditam que se o fizerem, mais ninguém o vai fazer por elas.
Como consequência disso, andam sempre cansadas e inquietas e a sua vida resume-se a uma necessidade de estar em movimento, a fazer sempre alguma coisa, sob pena de se acharem inúteis e sem valor. O problema é que acabam inevitavelmente por achar isso ou fugir disso. Um dia, perdem totalmente as forças e deprimem.

As terceiras, as que sabem que devem fazer primeiro e esperar que a vida faça a seguir, são as que entendem a maneira como tudo acontece. Sabem que devem ser elas a fazer a sua parte, aquilo que tem a ver com elas, aquilo que a sua essência lhes pede, aquilo que sentem dever fazer naquele momento. Sabem que para encontrar o seu caminho devem seguir e fazer o que sentem, aquilo que tem a ver com elas mesmas, seja qual for a situação.

Depois de o fazer, desligam-se do resultado e esperam que a vida lhes mostre o que devem fazer a seguir.

Se a vida lhes mostra que a escolha não foi aquela que tem a ver com elas, através de perdas, atrasos, dor, frustração, sofrimento, o que devem fazer é mudar de direção, fazer novas e diferentes escolhas.

Se pelo contrário a vida lhes mostra que a escolha tem a ver com elas e o seu caminho, surgem coisas novas, oportunidades, e percebe-se claramente que as coisas estão a fluir e a ganhar sentido. De repente, a sensação é de alegria e realização. Tudo parece ter ganho leveza e significado. A vida ganhou cor e significado e ficou claro o passo a dar a seguir.

Para estas pessoas, tudo é motivo de gratidão. Tudo é uma dádiva, mesmo que não seja o que querem no momento. Sabem há muito que só atraem o que precisam para crescer pessoalmente e viver uma vida ainda mais plena.

Para saberes mais sobre o meu trabalho, visita a minha página no Facebook https://www.facebook.com/jose.m.teixeira.18 e inscreve-te no meu Grupo “Coaching para Todos” https://www.facebook.com/groups/176165122930763/

José Micard Teixeira

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Jose Micard Teixeira
José Micard Teixeira é um escritor português, Coach, Palestrante e Motivador de Mudança, autor de 5 livros de auto-ajuda. Foi director geral de empresas durante mais de 10 anos até ao dia em que decidiu mudar de vida. Dedica-se desde aí a escrever e a ajudar pessoas a viver as suas vidas de forma entusiasmante e livre. Nasceu em Aveiro – Portugal, em 1961.

COMENTÁRIOS