Autores

Por que você quer ser terapeuta?

É a pergunta que me fiz incessantemente essa semana, sempre seguida de: “que tipo de terapeuta você quer ser?”.

Aprendemos, sob o guarda-chuva cristão, que é preciso cuidar do outro, olhar o outro. Que olhar para si é egoísmo. Osho dizia que essa é uma fórmula super eficiente criada pelas religiões para manipular massas: sem o fortalecimento pessoal, fica mais fácil ser levado.

Há mais questões envolvendo isso: entendi, há algum tempo, que estamos em meio a uma multidão de pessoas cujo vazio interior é um projeto calculado, porque isso as torna dependentes. Neste saco que não tem fundo a sociedade se desintegra.

Gente plena que se junta com gente plena cria a plenitude máxima em todos os setores.

Esperamos ser preenchidos por um amor que nos realize, por um político honesto que nos salve. Por um professor que nos ensine a passar no vestibular, por uma empresa que reconheça nosso trabalho pagando um salário justo, um estado-mãe que nos sustente na velhice ou nos ofereça atendimento em saúde quando sequer sabemos de onde vem o que ingerimos e o impacto disso.

Não há nenhum incentivo a olhar para si, para a própria saúde, para sua vida.

A questão é que este também virou um grande filão do mercado, porque no meio do vazio e da dor, quem pode busca paliativos. A doença gera muito mais dinheiro que a saúde, e a gente sabe que a medicina tradicional, os laboratórios farmacêuticos, funcionam assim.

A novidade é que, às vezes seguindo um instinto louvável de cuidar dessa sociedade doente, e com resquícios da lógica cristã, muita gente decide ter como profissão ser terapeuta, sem antes se curar ou pensar à respeito do que está fazendo. E então, embarca na lógica da doença como fonte de renda, além de muitas vezes não ter preparo para cuidar de ninguém, porque não se cuidou.

É um novo mercado holístico que, ao invés de incentivar que o paciente vá na origem da dor e do estresse, o deixa emocionalmente dependente de terapias de cuidado.

Eu quero ser terapeuta porque é mais forte que eu. Porque veio em sonhos, porque é uma fome que não vai ser saciada se eu não for em busca do que me foi sugerido. Mas antes, há tanta coisa a aprender, tanta limpeza a ser feita, que não adianta eu me fantasiar, usar branco e pendurar um lenço no pescoço, fazer três cursos, começar a falar manso, dominar três técnicas e atender por aí.

Para ser terapeuta, estou atravessando um enorme deserto em mim mesma, até mesmo para responder à segunda pergunta, que ainda não chegou: terapeuta de quê?

Por enquanto, a única coisa que sei é: terapeuta do preenchimento interior. Quero ajudar pessoas a não precisarem de terapia…

Estou mergulhando em técnicas e também em desconstrução pessoal.

Assim, sigo compartilhando sobre essa jornada técnica, filosófica e prática.

Enquanto não chego a um ponto seguro da jornada, continuo a promover cursos e retiros de quem já sabe um tantinho a mais que eu. De preferência, de quem nunca encerra a travessia.

Mariana Albanese

"Jornalista, produtora e terapeuta em permanente construção. Terapeuta do Deserto é o nome que encontrei para representar meu “eu pensante” em transformação - movimento este que, confesso, não pedi. Mas ao entrar em contato profundo comigo a partir do yoga e depois de outras mil ferramentas de autodesenvolvimento, o processo se tornou sem volta. Compartilho minhas experiências e visão deste despertar, agora aportando na mágica cidade de Alto Paraíso de Goiás.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

7 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

7 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

8 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago