Por que muitas pessoas ainda insistem que existe a “cura gay”?
A influencer Karol Eller, após voltar de um retiro religioso, afirmou ter “renunciado à prática homossexual, além de vícios e desejos da carne”. Mas no dia 12 deste mês, retirou a própria vida, mas antes, publicou nas redes sociais: “Perdi a guerra e lutei pela pátria”.
Nota-se que existem profissionais de medicina e psicologia, inclusive padres e pastores, que acreditam e prometem a infame cura gay. Entretanto, são tratamentos que geram mais confusão porque estão mergulhados em preconceitos contra as pessoas LGBTs.
Essas terapias de reorientação sexual, estão proibidas por lei no Brasil. E desde 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
Na realidade, os profissionais adeptos da cura gay, não podem adotar ações coercitivas que induz os homossexuais a fazer esses tratamentos, que causam danos à saúde e levam ao suicídio dos pacientes.
Sem dúvida, precisamos falar alto e em bom tom: não há cura para o que não é doença. Não há nada para ser tratado nas relações homoafetivas, porque não se trata de uma coisa anormal e não é um desvio de personalidade.
Por isso, os psicanalistas não podem e nem estão autorizados por lei a reiterar a criminosa cura gay, uma vez que a nossa prática clínica é voltada para a singularidade da vida mental de cada sujeito, permitindo ir além do normal e do patológico, para olhar e sentir a vida como ela é.
Enfim, para sermos dignos herdeiros da psicanálise e bons profissionais, devemos seguir o que disse Freud:
“A homossexualidade não pode ser considerada uma doença. Nós a consideramos como uma variante da função sexual”.
É assim que, aos poucos vamos vencendo o preconceito que se enraizou nas religiões e nas mentes de muitas pessoas que não aceitam o diferente e não toleram as escolhas individuais de cada ser humano.
Você ainda acredita na cura gay?
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Com a chegada do mês de setembro, chega ao fim um ciclo de provações e…
Escolher o nome de um bebê é um dos momentos mais especiais para os pais,…
A maioria das pessoas buscam encontrar a sua alma gêmea. Esse encontro pode acontecer cedo,…
Recentemente, nas redes sociais, o nome do ex-ator da Globo, Jonatas Faro, voltou aos holofotes…
Ninguém gosta de ser enganado, mas reconhecer quando alguém não está sendo totalmente sincero nem…
Nos últimos anos, as relações amorosas vêm passando por transformações profundas. Muitos casais têm buscado…