Amar é tocar o infinito e, ao mesmo tempo, descobrir que os braços nunca o alcançarão, embora tentemos muitas vezes. Esse é o grande paradoxo do amor: o experimentamos como se fosse eterno, mas um dia termina. Ele termina, mas nunca morre. Quando amamos, descobrimos uma nova lógica, onde o tudo e o nada estão constantemente flertando um com o outro.

O verbo “durar” pode ser impreciso para falar de amor. É uma palavra que se encaixa melhor nos objetos e não nos sentimento. Porque amar é uma realidade dinâmica, que se modifica, que muda, se transforma e faz metamorfose com o tempo. Mas se vivemos todos estes processos é porque persistimos, porque ele não morre, mas se transforma.

“Em único beijo você saberá tudo aquilo que tenho calado”.
-Pablo Neruda-

Se falarmos de amar os filhos, pais, irmãos, amigos, o grau de estabilidade pode ser muito maior. Outra coisa é quando falamos do amor entre um casal, principalmente se olharmos a partir da perspectiva do ideal do amor romântico, que é estático e imutável para sempre. Esse tipo de amor geralmente termina rapidamente. As pessoas costumam dizer que é “o amor eterno que dura três meses”. Essa é a fase mais intensa do amor, mas também a mais fugaz.

Amar é um instante infinito

Vamos falar inicialmente de amar o parceiro, porque normalmente este é um dos amores mais problemáticos para quase todas as pessoas. Somos herdeiros de uma ideia romântica do amor, que foi construída entre os séculos XVIII e XIX e que continua imperando até hoje dentro da nossa cultura. Essa perspectiva, por sua vez, é a filha do idealismo que tanto influenciou o Ocidente, que nos fala sobre “metades da laranja” e amores que vivem felizes para sempre.

E na verdade, quando estamos apaixonados, qualquer um de nós poderia jurar que seria um sentimento eterno. Não conseguimos imaginar como poderíamos mudar essa maneira de amar o nosso parceiro. Nesse estado de “quase loucura”, perdemos, sem perceber, o senso de proporção. Por isso, prometemos e juramos que será para sempre.

Esse tipo de amor gera muitas expectativas. Embora as promessas e os juramentos não digam especificamente, parece que o que é oferecido e o que é esperado é a manutenção de um estado de plenitude e do amor romântico entre os dois. As primeiras desilusões provêm dessas expectativas elevadas, porque o amor é um sentimento que não apaga os nossos defeitos, a mesquinhez e as limitações.

Mais cedo ou mais tarde, essas realidades vem à tona e destroem o ideal romântico que havíamos sonhado. Em última análise, a paixão se torna um obstáculo para o amor. É verdade que é muito bom, mas também pode aumentar muito o tom das nossas emoções, o que nos impede de ver claramente a grandeza e as restrições sobre tudo o que nós sentimos. Se superarmos esse obstáculo sem nenhum trauma, iniciaremos o verdadeiro caminho para o amor.

O amor é como uma árvore

A metáfora da árvore é muito apropriada. Basta prestar atenção, ver a maneira como ela nasce e cresce a partir de uma pequena semente, para percebermos que o destino de tudo o que tem vida é expandir e alcançar o céu. A árvore adulta tem flores, frutos e novas sementes para que possa ser plantada em outro lugar e começar um novo ciclo de crescimento, uma nova história.

O amor também é assim: uma vez que germina, nunca acaba. Ele vai continuar a crescer e dar frutos, para reiniciar o mesmo ciclo para sempre. Conforme ele cresce, você vai percebendo se esse amor é como um carvalho, uma cerejeira ou alguma espécie desconhecida. Não espere que ele permaneça inalterado: ele está sempre mudando. A cada dia alguma coisa vai mudar e, mesmo que morra, ele nunca morre: será sempre a semente de algo novo.

Quando amamos verdadeiramente, amamos para sempre. Os pais amam seus filhos e os filhos amam os seus pais, mesmo que já não estejam junto de nós. Amamos os nossos amigos na alegria e nas épocas de dificuldades. Amamos os nossos irmãos e a família, apesar de qualquer problema que se apresente: os amamos, mesmo quando os odiamos. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença.

Quando amamos o nosso parceiro, também escrevemos uma história sem um final. Mesmo com os rompimentos, divórcio ou abandono, a pessoa que amamos um dia sempre terá um lugar no nosso coração. Cada um desses amores escreve pelo menos uma linha em uma história que não pode ser mudada: a história que nos leva pelos caminhos da compreensão daquilo que somos e do que deixamos de ser.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Share
Published by
Resiliência Humana

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago