Destaque

Pessoas com transtorno narcisista usam a empatia como muleta

Pessoas com transtorno narcisista usam a empatia como muleta

Estamos vivendo momentos sombrios, onde o transtorno narcisista está mais evidente do que nunca.

Para aqueles que são mais atentos, é fácil perceber quando algumas pessoas tentam manipular as outra com atos egoistas, travestidos de amor ao próximo.

Um narcista, geralmente, vai identificar o maior problema que você está passando, e vai te oferecer uma solução. Ele vai te convencer que só ele pode te ajudar, e essa ação, aparentemente, benevolente, depois de um tempo, manda a sua fatura altíssima.

São pessoas que te ajudam para depois te escravisar.


Os atos de ajuda podem ser ferramentas para atender a necessidades narcisistas.

A desigualdade social, a violência e o uso excessivo de redes sociais gera ansiedade, incertezas e dúvidas, e esses são os campos mais férteis para a ação das pessoas que desenvolvem o transtorno narcissita.

Uma pessoa narcisista sente a necessidade de estar em um alto patamar diante de terceiros, ser o centro das atenções e alvejado por elogios constantes para se sentir bem e completo, mesmo que para isso seja necessário simular atos de amor ao próximo.

Nem todos, é claro, são empáticos com intenções narcísicas secundárias, a empatia é um processo biológico que ocorre no córtex pré-frontal, região responsável, dentre outras funções, pela expressão da personalidade e tomada de decisões, o que torna esse tipo de comportamento absolutamente natural e sem necessidade de propaganda.

A empatia narcisista acontece diferente, seus atos são, normalmente, bastante articulados e arquitetatos, e eles sentem a necessidade de que o maior número de pessoas possíveis, fiquem sabendo dos seus feitos nobres.

Muitas vezes, eles assumem aspectos dramáticos para gerar maior identificação. Entretanto, para que eles sejam postos em prática é necessário um esforço consciente, diferente do que ocorre quando esse processo surge naturalmente.

Com o advento das redes sociais, a empatia narcisista se tornou mais uma importante ferramenta para atrair os olhares para si e gerar a sensação de superioridade para quem sofre desse transtorno.

A ajuda exposta nas redes acaba aguçando estímulos enraizados no ser humano de forma alterada devido ao colapso de frustrações que o nosso organismo tem sofrido nos últimos anos.

É importante estar atento para esses atos de “empatia forçada”, que são oferecidas por pessoas com transtorno narcisista, aceitar uma ajuda pequena dessas pessoas, poderá se tornar uma dependência gigante.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Dr. Fabiano de Abreu. Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.

Foto de Viktor Forgacs na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago