Destaque

“Onde está esse monstrengo?”: criança com deficiência auditiva é humilhada em orquestra em SP

“Onde está esse monstrengo?”: criança com deficiência auditiva é humilhada em orquestra em SP

A criança, amante de música e arte, sem diagnóstico de transtorno, mas com deficiênca auditiva, se empolgou com a orquesta, e apesar de ter recebido um carinho do solista trompetista Pacho Flores, que em um momento de improvisação dedicou uma canção de ninar a ele, com um beijo com as mãos em direção ao Camarote Superior, de onde a mãe com seu filho assistiam ao concerto, mas infelizmente, a criança não recebeu a mesma compreenssão de um professor que estava na plateia.

Heitor, de 7 anos, estava realizando o sonho de assistir a um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na Sala São Paulo, neste último sábado (02), Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

A mãe, Viviane Castro, ficou aterrorizada, quando Jairo José da Silva, professor aposentado do Departamento de Matemática da Unesp de Rio Claro, que durante a pausa do concerto esbravejou gritos às funcionárias do teatro para que expulsassem a criança.

Jairo humilhou e ofendeu a criança que respondia à música clássica com aplausos e reações pontuais de exaltação e alegria, que se manifestava no silêncio do ambiente da alta sociedade paulistana.

Segundo informou o GGC, não é a primeira postura ofensiva do professor, que em 2016 protagonizou um ataque a uma estudante que participou dos protestos contra o impeachment de Dilma Rousseff e ficou cega pela repressão policial (relembre abaixo).

Segundo divulgou a publicação, Jairo da Silva gritava “alguém vai calar a boca desse menino?”, “onde está esse monstrengo?”, apontando para cima. Ele ainda disse: “parece que não é só ele que é débil mental aqui”.

A mãe conta que um dos músicos da orquestra também se dirigiu ao camarote onde estavam e pediu com gestos para que ela tomasse uma atitude, deixando o espaço ou silenciando seu filho.

“Ali de cima, coberta em lágrimas, ainda pude ver que outra vezes pessoas esbravejavam, gesticulando para que meu filho se calasse. Não bastasse a dor, diária, da luta contra a discriminação, ontem me senti humilhada, ofendida e acuada. Não conseguia segurar as lágrimas de desespero com a situação, sozinha e com medo”, escreveu a mãe, em suas redes.

Viviane chamou a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitanada. Da plateia, Fábio Gusman, procurador judicial civil da Universidade de São Paulo (USP), testemunhou a cena e ofereceu auxílio, acompanhando os policiais a encontrar Jairo, para levá-lo à delegacia e fazer o boletim de ocorrência.

Ao GGN, Gusman relatou o episódio e afirmou que, se a mãe de Heitor assim desejar, podem ingressar com três vias judiciais: uma administrativa contra o músico da OSESP, que se dirigiu ao camarote da criança; e civil e penal contra o professor pelas ofensas. Gusman se disponibilizou a ajudar a mãe da criança como testemunha ou como advogado, mas lamenta que, provavelmente, em qualquer das opções, o episódio seja minimizado na instâncias judiciais.

Questionamos a OSESP se alguma medida será providenciada sobre o episódio. Até o fechamento da reportagem, nenhum posicionamento foi encaminhado, noticiou.

*DA REDAÇÃO RH. Foto: Heitor, quando chegou na Sala São Paulo para o concerto da OSESP – Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Filtro polêmico de “beleza perfeita” do TikTok reforça padrões de beleza irreais destruindo a autoestima dos internautas

Viral entre os internautas, o filtro ‘Bold Glamour’ do TikTok, não é apenas mais um…

19 horas ago

Quando começa o Conclave? O que já se sabe sobre a eleição do novo papa após a morte de Francisco

Com a morte do papa Francisco confirmada nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entra em…

21 horas ago

Katy Perry se arrepende da repercussão de sua viagem ao espaço e gera polêmica na web

Recentemente, Katy Perry e outras mulheres fizeram uma viagem espacial. No entanto, o que deveria…

21 horas ago

Série intensa da Netflix mistura drama e redenção e está conquistando os brasileiros

A Netflix adicionou em seu catálogo um nova série que promete mexer com suas emoções…

22 horas ago

Todo mundo está falando sobre este filme de romance que acabou de chegar na Netflix

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um novo filme romântico que está conquistando o…

22 horas ago

Médicos descobrem ‘nova possível causa’ do autismo: “Quatorze vezes mais chances”

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Nevada Las Vegas (UNLV), EUA, as…

22 horas ago