Autores

O mistério é um forte aliado para manter a chama da paixão acesa

Por que o calor do sentimento, muitas vezes, não se mantém? Tudo é perfeito quando não se tem o conhecimento real do que é! O mistério é um forte aliado para manter a chama da paixão acesa!

O misterioso pode ser mais gostoso, pois não existe a certeza, mas, sim, fantasias e expectativas.

Quando descobrimos a realidade e nos acostumamos com ela, o interesse na descoberta já não existe, então, perde-se algum ou todo valor.

Amamos mais o desconhecido pois não conhecemos.

Assim, quando conhecemos a fundo, algumas vezes, podemos nos decepcionar. Como se o que esperamos que aconteça fosse melhor do que a realidade de quando acontece.

Misterioso como um forasteiro

Uma vez inventei a história do forasteiro misterioso em uma pequena vila. Ele chega belo, alto, forte e bem vestido. Tudo parece harmonioso e diferente de todo aspecto físico existente na vila. Ele chama a atenção, todos desejam conhecê-lo para matar a curiosidade, desvendar todo seu mistério.

Com o tempo, ele vai conhecendo as pessoas e, com a intimidade conquistada pelo povo, passa a contar sua história e alguns de seus segredos.

Então, com o passar do tempo, ele se torna um cidadão comum na vila e já não tem mais graça porque torna-se como qualquer outro.

Assim também pode ser o amor: com o tempo, seus segredos são revelados, não há mais mistérios e, então, fica aquele amor menos intenso de admiração e reciprocidade.

No lugar, surge a amizade, que nasce como resultado do tempo passado juntos.

É no mistério da descoberta que fantasiamos o que vamos desejar naquela pessoa. Mas sempre desejamos mais do que a realidade pode oferecer, criando, assim, uma decepção maior do que se não esperássemos tanto.

Essa decepção pode influenciar no sentimento, diminuindo sua potência.

Mas quando sabemos a importância daquela pessoa para nossa vida e o seu lugar, continuamos a amá-la, claro, porém, sem tantas expectativas.

Quando descobrimos que o outro tem tantos defeitos quanto nós, a chama, daquele fogo que surge da vontade de desvendar o parceiro, diminui.

O encantamento precisa de cenas obscuras, de mistério e surpresa para se manter vivo.

A gente se engana o tempo todo para fantasiar que o outro seja perfeito, mesmo sabendo que a perfeição não existe.

Criamos um mundo fantástico e, enquanto mantivermos o sonho, manteremos o calor do sentimento e sua devida intensidade.

Cada um que nos chega, que é “virgem” de nós, apresenta um mundo novo também.

Sendo desconhecido, nos permite a chance da descoberta e da conquista.

O que já possuímos nos pertence, nos traz segurança e buscamos conquistar o que ainda não temos. Desse modo, nos sentirmos poderosos pela conquista.

Por isso, é um desafio.

Quando vencemos o desafio e a adrenalina corre em nossa corrente sanguínea, aquele sentimento de vitória dura um certo tempo.

Quando enfraquece, pode trazer uma espécie de naquele sentimento.

Só a inteligência emocional da maturidade pode trazer a solução para essa insatisfação.

Cabe às duas pessoas criar situações que fogem da rotina e a revelação dos mistérios aos poucos. É preciso manter o mistério para manter acesa a chama da paixão.

*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago