Ninguém merece mais apoio, carinho e reconhecimento da sua parte do que você mesmo. Um erro que muitas pessoas cometem é esperar estas dimensões daqueles que os rodeiam: que sejam os outros que as amem, que as situem no mundo e lhes ofereçam segurança.
Embora seja verdade que nesta vida todos nós merecemos ser amados, respeitados e valorizados, todas estas dimensões devem partir, em primeiro lugar, de você mesmo. Ninguém merece mais amor do que nós mesmos podemos nos oferecer, porque com isso é construída a autoestima, a força e a determinação.
Para ser feliz são necessárias muitas coisas, nós sabemos, mas nada é tão importante quanto saber o que cada um de nós merece. Saber, sobretudo, que se não amarmos a nós mesmos, ninguém o fará.
Se você não respeita a si mesmo, abre as portas para que os demais o manipulem, o levem por seus próprios caminhos e façam com que você se sinta um personagem coadjuvante em sua própria vida.
No momento em que alguém se torna consciente de que em seu dia a dia merece algo mais do que o reconhecimento dos outros, percebe a importância de cultivar estes aspectos internos como a autoestima, a assertividade e o autoconceito.
Se a minha família falhar comigo, posso seguir adiante. Se meus amigos não forem como eu esperava, posso avançar sozinho e construir novas relações, porque eu não me sinto só nem enfraquecido, porque sei o que mereço na vida.
Em sua existência e ao longo do seu ciclo vital, você terá muitos amores, muitas pessoas para amar. Você tem família, parceiro, filhos… Entretanto, algo que se deve ter em mente é que se você não ama a si mesmo, o que projetará para os demais será insegurança, rancor e ansiedade.
As pessoas que não se valorizam esperam que os demais o façam. Criam situações de carências afetivas e emocionais que podem resultar em graves crises existenciais.
A autêntica vida começa no momento em que a pessoa se situa como pilar em sua própria vida. “Eu sou importante, eu mereço ser feliz, eu mereço ser respeitado e eu amo a mim mesmo.”
Expressar estas palavras não é um ato de egoísmo. Na verdade, trata-se de um ato de liberdade. No momento em que cada um acredita que merece tudo na vida, será capaz de andar seguro, e mais que isso, de dar amor aos demais.
Todos merecemos ser felizes, mas nem sempre sabemos como fazer isso. As chaves para começar a conseguir poderiam ser as seguintes:
Como fazemos isso? Você pode se perguntar… Como saber se cada decisão que você tomar na vida irá trazer felicidade? Fica claro que isso não é possível. Por isso a vida também envolve nos arriscarmos, cruzar linhas e embarcarmos em mais de uma aventura.
Lembre-se, em cada coisa que você iniciar, nunca afaste da sua mente um princípio: eu mereço ser feliz e mereço ser respeitado. No momento em que algum destes pilares se rompe, tome uma decisão: afaste-se do que o machuca e fere o seu amor próprio.
Ser feliz é, muitas vezes, um ato de valentia, onde devemos levantar sempre a nossa voz, nossa coragem e nosso amor próprio, que devem dar fôlego a cada dia da nossa existência.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…