Neucientista diz que problemas de saúde mental levam pessoas a fazerem intervenções estéticas impulsivas. “Perigoso!”.
Preocupado com os excessos e decisões impulsivas, sua pesquisa visa oferecer novas perspectivas para o cuidado da saúde mental relacionado a intervenções cirúrgicas estéticas.
No Brasil, ansiedade, depressão e transtornos da personalidade destacam-se como os principais transtornos mentais.
Os transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade social, o transtorno de pânico e o transtorno de ansiedade generalizada, estão entre os mais identificados.
É recorrente o arrependimento após cirurgias plásticas. A ex-peoa da Fazenda Erika Schneider, por exemplo, se arrependeu de um preenchimento labial. Já a influenciadora e empresária Amanda Djedian abriu mão da prótese de silicone e garante que ganhou uma nova vida, assim como a cantora Sula Miranda que relatou ter se arrependido.
Outros casos, como o da cantora Joelma que apareceu em um show com o rosto bem diferente e que muita gente levantou a hipótese de que teria sido um procedimento malsucedido, vem sendo amplamente percebido por todos, o que leva a crer que muitos desses procedimentos foram feitos por impulso.
Após relatar burnout, a modelo Bella Hadid disse a um site americano que se arrependeu de plástica no nariz, a top model falou sque se sentiu pressionada pelos padrões de beleza no mundo da moda.
Segundo o Dr. Bora, o diagnóstico precoce dos transtornos de saúde mental e tratamentos, incluindo medicamentos e terapias psicológicas, são fundamentais para mitigar o impacto desses “arrependimentos pós cirurgicos.
Bora Kostic explica que o objetivo dos seus estudos é entender e restaurar o equilíbrio neuroquímico essencial para a saúde mental.
Em seu mais recente estudo publicado, Bora revela que os transtornos mentais afetam cerca de uma em cada cinco pessoas na atenção básica à saúde, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), impactando significativamente a saúde geral.
O estudo, denominado “Neurotransmissores Relacionados A Doenças E Transtornos Mentais,” foi publicado na renomada revista científica Ciência Latina, e buscou identificar transtornos mentais ligados à produção de neurotransmissores.
Relação entre Transtornos Mentais e Neurotransmissores:
A pesquisa destacou a associação entre transtornos mentais, como ansiedade, depressão e transtornos de personalidade, e desequilíbrios nos neurotransmissores cerebrais, incluindo serotonina, dopamina, noradrenalina, GABA e glutamato. Segundo o neurocientista, compreender essa relação é vital para o desenvolvimento de tratamentos eficazes, para buscar corrigir desequilíbrios químicos e restaurar o equilíbrio neuroquímico essencial para a saúde mental.
Bora dedicou sua vida para compreender as necessidades e motivações dos pacientes que buscam cirurgia plástica, muitas vezes, de forma impulsiva, movidos por um forte desequilíbrio psiquico.
“Abordagens interdisciplinares são fundamentais para avançar nesse campo e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por transtornos mentais e psiquiátricos. O estudo continua, visando aprimorar tratamentos e oferecer uma compreensão mais profunda das complexidades envolvidas. Decidir por uma intervenção estética enquanto a saúde mental está prejudicada é muito perigoso!”, explica o pesquisador brasileiro Dr. Bora Kostic.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Com a chegada do mês de setembro, chega ao fim um ciclo de provações e…
Escolher o nome de um bebê é um dos momentos mais especiais para os pais,…
A maioria das pessoas buscam encontrar a sua alma gêmea. Esse encontro pode acontecer cedo,…
Recentemente, nas redes sociais, o nome do ex-ator da Globo, Jonatas Faro, voltou aos holofotes…
Ninguém gosta de ser enganado, mas reconhecer quando alguém não está sendo totalmente sincero nem…
Nos últimos anos, as relações amorosas vêm passando por transformações profundas. Muitos casais têm buscado…