Autores

Não faça uma promessa se você não tem a intenção de cumprir!

Não faça uma promessa se você não tem a intenção de cumprir!

QUANDO UMA PROMESSA NÃO É CUMPRIDA, A CONFIANÇA É QUEBRADA.

A CONFIANÇA NÃO É COMO O GATO, ELA NÃO TEM 7 VIDAS.

Se você não tem a intenção de cumprir uma promessa, não prometa. A sua palavra não cumprida gera insegurança e desconfiança.

Pessoas confiáveis tem um compromisso com a verdade. Um mestre costumava dizer que, quem é confiável, confia até que seja provado o contrário, mas quem não é confiável, desconfia, mesmo que o outro se esforce para se provar leal.

A base da confiança é a lealdade. Para construir uma relação solida com os nossos “aliados”: Família, amigos e parceiros na vida, precisamos sempre ser honestos.

Também devemos ser leais a nós, aos nossos sentimentos e às nossas vontades. Mas quando não somos leais nem a nós mesmos, acabamos prometendo coisas que não conseguiremos cumprir.

Algumas pessoas prometem que vão fazer, mas já sabem que não vão, que não será possível. Muitas fazem isso porque não conseguem dizer não para um pedido, outras porque querem agradar e, em um primeiro momento, pensam que vão conseguir cumprir, mas no final, não conseguem. Mas existem pessoas que prometem sabendo que não vão cumprir.

Essas pessoas prometem, com a intenção de enganar, elas querem ganhar tempo e usam a promessa como um imã para persuadir os outros a fazerem aquilo que elas querem, em troca de uma recompensa. Mas essa recompensa nunca chega.

A pessoa que é persuadida com uma promessa não cumprida sofre desilusões e decepções, perde a confiança e se sente extremamente enganada.

Pior, ela passa a desconfiar de outras pessoas também, como se todos, fossem fazer o mesmo com ela. Fica difícl para ela, retirar o aprendizado e recolher os cacos de confiança que sobraram!

A quebra de confiança causa um trauma emocional que leva a pessoa a criar impedimentos e limitações nas suas próximas relações. Ela passa a se preocupar com críticas, assume uma postura vitimista e passa a culpar outras pessoas por seus problemas.

Ela se sente inferior aos outros e intimidada por pessoas que são autoconfiantes. Ela não consegue ser espontânea, ficar à vontade e demonstrar tranquilidade. Em situações de crise, ela logo entra em desespero.

A insegurança e a desconfiança ficam tão fortes que ela duvida até dos próprios pensamentos, não consegue valorizar suas ideias e se preocupa demais com o que os outros pensam dela.

A sua vida passa a ser um cenário de competição onde ela acha que precisa vencer os outros e se defender dos possíveis ataques e ameaças. Ela permanece por muito tempo ruminando situações antigas, se sentindo injustiçada e impotente.

A falta de confiança pode ter raízes na infância, quando pais prometem que vão fazer algo, já sabendo que não vão, apenas para que os filhos parem de pedir.

Essa pequena “mentirinha”, aparentemente, inofensiva, pode causar grandes danos emocionais nas crianças. Elas podem se tornar adultos desconfiados, ou até repetir os mesmos padrões e reproduzirem as mesmas atitudes que os pais tiveram, ou seja, acabarem se tornando pessoas que prometem, sem a menor intenção de cumprir, pior, sem nenhum remorso.

Esse cenário de desconfiança é extremamente tóxico e precisa ser trabalhado em terapia. Se você se identificou, me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Robson Hamuche

Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

20 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

20 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

21 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

4 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

4 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

4 dias ago