Comportamento e Psicologia

Não deixe que as pessoas confundam sua bondade com burrice

Apesar de ser ariana (considerado um signo nada emocional), tenho um lado muito emocional e passivo, principalmente quando se trata de amigos. Confio mesmo, eu me calo em muitas situações e, principalmente, estou sempre disposta a ajudar. Dou sempre mais porque adoro ver as pessoas que amo felizes.

O problema é que, muitas vezes, alguns “amigos” confundiam a minha bondade com um aval assinado para fazerem o que queriam comigo. Bem assim: você dá a mão, eles querem o braço; você dá o braço, querem o tronco; você dá o tronco, querem as pernas; você dá as pernas, querem a cabeça. Então, você diz o primeiro “não” e eles viram seus inimigos para sempre.

Tenho certeza de que você já viveu isso, não é?

Já me julguei muito por isso, achava-me ingênua, boba, mas hoje vejo isso como virtude. Fazer o bem não é defeito. Se o outro não sabe lidar com isso ou age com má-fé, é carma e responsabilidade dele, não sua. Só não permita que se aproveitem de você. Imponha-se!

Meu ciclo de amigos foi extremamente reduzido depois que eu aprendi duas coisas. A primeira delas foi quando me coloquei em primeiro lugar.

Se para ficar bom para o outro precisa ficar ruim para mim, então não vou fazer. Simples assim. Por exemplo, se para emprestar dinheiro para uma pessoa, vou precisar atrasar minhas contas, não empresto. Quando eu precisar do dinheiro de volta, vou ser julgada e a amizade vai acabar. Não vou emprestar, vou dar, mas somente quando eu tiver a mais.

A segunda coisa foi dizer “não”. Não vou, não posso, não quero, não aceito, não permito, não empresto. A liberdade do “não” realmente não tem preço. Um amigo me disse certa vez: “Se você só diz ‘sim’, o seu ‘não’ nunca vai valer nada.”

Sim, eu entendo que queremos agradar a todo mundo, o tempo todo. Mas, se não estivermos felizes, equilibrados, como podemos ajudar outra pessoa da forma certa? É ingenuidade acreditar nisso. Jesus disse: “Ame o próximo como a ti mesmo.”

Então, se não nos amamos, não podemos amar ninguém. Ponto final.

Kassia Luana

Toda mulher merece a chance de recomeçar e ser feliz! ? Autora dos livros: "O diário da Ana"; "Do fundo do poço ao topo da montanha"

Recent Posts

Milionária diz que não merece sua fortuna e decide se livrar dela

Ter uma herança bilionária é o sonho de muita gente. Para Marlene Engelhorn, no entanto,…

2 dias ago

Abrossexualidade: A orientação sexual fluida que vem ganhando força entre os jovens

Recentemente, tanto nas redes sociais quanto na comunidade LGBTQIA+, um novo termo vem sendo usado…

2 dias ago

Se uma lagartixa apareceu na sua casa, isso pode ser um sinal espiritual poderoso

Se uma lagartixa começou a aparecer na sua casa com frequência, isso não é apenas…

2 dias ago

Pessoas traídas revelam o primeiro sinal quase invisível da infidelidade — e ele não é óbvio

Quando alguém descobre uma traição, a dor costuma vir acompanhada de uma pergunta que não…

2 dias ago

Homem vive 32 anos isolado em ilha italiana e emociona o mundo

Há quem busque paz, silêncio e um contato profundo com a natureza. Mauro Morandi levou…

2 dias ago

Ciclo de ouro ativado: quem são os 4 signos escolhidos pelo Universo?

Com o fim do ano, muitas pessoas ficam se perguntando se o próximo ano será…

5 dias ago