Autores

Não deixe o amor ficar preso ao que poderia ter sido…

A gente vai quebrar a cara, vai passar aperto, vai se decepcionar; a gente vai perder e perder. E isso é sinal de que estamos vivos, de que não ficamos parados, estagnados na mesmice cômoda de uma vidinha sem graça.
O que foi já era. O que passou é passado. O que se fez feito está; o que não foi feito não está lá. Palavras ditas já tiveram seu alcance; palavras engolidas já se perderam. Nada permanece igual, nem ninguém. A vida é como as águas de um rio, em eterno movimento, nunca igual: às vezes mansidão; outras vezes, tempestade. Lamentar é inútil, aprender com o que houve é o que nos salva.

Poderíamos ter feito uma faculdade diferente, poderíamos ter dado aquele beijo, ter viajado daquela vez, ter calado tantas e tantas vezes. Mas agora já foi, porque fizemos o que nos fora possível à época; agimos conforme o que tínhamos para dar, de acordo com o que então sentíamos. Hoje, somos outras pessoas, melhores e mais sábias, exatamente em razão de todas as derrapadas que acumulamos pelo caminho e que nos moldaram o caráter.

Desistir de tentar algo novo, por conta de tudo o que não deu certo até agora, significa não aprender nada com a vida, que tenta nos ensinar diariamente, sob chuva ou sob sol. A gente vai quebrar a cara, vai passar aperto, vai se decepcionar; a gente vai perder e perder. E isso é sinal de que estamos vivos, de que não ficamos parados, estagnados na mesmice cômoda de uma vidinha sem graça.

É assim com tudo, é assim com o amor. O medo de se entregar a alguém, por conta dos traumas acumulados, das pessoas erradas, da confiança repetidamente quebrada, paralisa e cega.
Temer recomeçar, na vida e no amor, prende-nos a tudo o que foi falho, impedindo-nos de abraçar novas chances que se estendem diariamente à nossa frente. Como dizem, sempre haverá novas pessoas, novos momentos, novos lugares, novos sentimentos.

Nem todo mundo irá nos decepcionar. Nem todas as pessoas irão usar o nosso melhor da pior maneira. Nem todas as horas serão ruins. Nem todas as noites serão intermináveis.

Existe, sim, amor de verdade por aí. Guardar no coração gente de luz e momentos felizes nos sustentará toda vez que a vida não der certo, porque então teremos dentro de nós as razões certas para prosseguir e recomeçar. Ainda bem.
*O título deste artigo é uma citação postada pela página “De repente dá certo”, no Facebook.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Formas como você pode estar traindo seu parceiro sem perceber — Você considera isso traição?

A maioria das pessoas acreditam que traição é apenas o ato físico. No entanto, essa…

1 hora ago

Ganhadora da loteria recusa US$ 1 milhão à vista — e a escolha chocou a internet

Recentemente, nas redes sociais, uma ganhadora da loteria virou assunto após uma decisão incomum em…

1 hora ago

Esposa de Henrique, da dupla com Juliano, é presa nos Estados Unidos — Entenda o que aconteceu

Nesta última segunda-feira (2), a empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do…

1 hora ago

Você ainda viaja de jeans? Companhia aérea faz pedido polêmico e divide a internet

Viajar de avião já envolve uma série de regras não escritas: limite de bagagem, líquidos…

1 hora ago

Corte essas 5 coisas da sua casa e destrave a prosperidade — O item 4 trava mais pessoas do que você imagina

Para buscar prosperidade, a maioria das pessoas mudam seus pensamentos, fazendo afirmações ou tentando “atrair…

1 hora ago

5 Roupas que estão fora de moda em 2026 (a última ainda divide opiniões)

A moda está em constante movimento, sempre se reinventando ou voltando para estéticas esquecidas. Mas…

21 horas ago