Categories: Autores

NÃO CONTAMINE O SEU FUTURO COM OS ERROS DO SEU PASSADO

Nossa jornada é pontuada por coisas e pessoas que foram e não são mais, pois, à medida que avançamos, ressignificamos o mundo lá fora e nos reinventamos, transformando dor em saudade, esperança em esquecimento, amor em nada mais. É assim que sobrevivemos, é assim que nos tornamos mais fortes, mais sábios e melhor preparados para atravessar por entre os barrancos que surgirão pelo caminho, sendo necessário, para tanto, superarmos o que já foi, olhando sempre adiante.

Esqueça aquela história de que será possível tudo voltar a ser como era antes, não se prenda a esperanças vãs de que conseguirá alcançar o tempo perdido, pois a vida segue seu curso sem olhar para trás e é assim que devemos também caminhar. Os tempos bons, tudo o que passou, aquilo que era, nada permanece, a não ser em nossas lembranças e dentro de nossos corações.

Da mesma forma, o que foi bom, mas não durou; o que parecia perfeito, porém desmoronou, e o que transmitia segurança, até que se desestabilizou, devem se tornar foco de motivação para que prossigamos procurando por novas estradas que apaguem aquilo que não deu certo. Prender-se aos insucessos, sob lamúrias e lamentações demoradas, não terá serventia, apenas contribuirá ao aumento da carga negativa que emperra o prosseguimento necessário de nosso respirar.

Logicamente, haverá sempre algo por que valerá a pena ainda lutar, seja um amor, uma amizade, uma convicção própria, porque muito do que parece terminado pode renascer ainda mais forte e verdadeiro após as tormentas devastadoras da vida. E, se prestarmos atenção em nossos sentidos e em nossos reais sentimentos, perceberemos o que possui real possibilidade de voltar à vida, de forma a nos trazer de volta dignidades e sonhos aparentemente perdidos.

Ainda assim, na maior parte das vezes, caso não tenha restado nada de bom, ex-amor, ex-paixão, ex-amigo, ex-emprego, ex-qualquer-coisa-que-seja, devem permanecer enterrados bem lá atrás, apenas nos lembrando, quando em vez, de tudo aquilo que não queremos mais para nossas vidas, nunca mais. Afinal, novas chances sempre surgem, todos os dias, assim que o sol desponta lá no horizonte de nossas vidas.

 

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Sorte finalmente sorri para 5 signos que nunca desistiram: prosperidade e renascimento chegam agora

No vasto universo da astrologia, cada planeta e estrela carrega uma energia única que influencia…

9 horas ago

Microdespesas que estão destruindo seu salário (e você nem percebe!)

Todo fim de mês, você fica com aquela sensação que seu dinheiro não dura ou…

9 horas ago

Especialista alerta: “A Grande Pandemia” pode matar mais de 7 milhões e colocar o mundo em colapso

O covid-19 causou um grande impacto no mundo e até hoje estamos nos recuperando. Contudo,…

9 horas ago

“O segredo da vida longa”: Povo mais longevo do mundo come este prato simples todos os dias há séculos

Em uma pequena vila nas montanhas da Sardenha, na Itália, uma família chamou atenção do…

9 horas ago

Mulher que dizia ser Madeleine McCann tem DNA revelado — e o resultado chocou o mundo

O caso de Madeleine McCann vem gerando mistério e especulações até hoje. Recentemente, uma jovem…

9 horas ago

O que você vê primeiro nesta imagem pode revelar o futuro do seu amor

Você já se perguntou se o universo tem planos para sua vida amorosa? Às vezes,…

1 dia ago