Autores

Há um ventre no coração

“O amor que gera é, antes de mais nada, um dom de si” (João Paulo II)

Sabe quando você planta uma semente em um vasinho com tanto apreço que fica contando as horas para que o primeiro pedacinho comece a aparecer? É assim que as mamães esperam seus bebês dentro da barriga. Bom, pelo menos acho que é.

Esse lance de ser mãe é mesmo um milagre da vida. Vida gerando vida. É poesia!

Bom, hoje quero falar das mamães que geram seus filhos em outra parte do corpo: o coração. É neste órgão que a sementinha é plantada e cresce tal qual acontece na barriga. O ser humano é capaz de amar muito mais do que imagina, amar por dentro, amar o que o outro gerou como se fosse seu. Meu Deus!

Pais esperam anos e mais anos na fila da adoção porque a burocracia não leva em consideração as urgências da vida, – das crianças que crescem nos abrigos e dos adultos tão prontos para amá-los.

Esse amor gerado no peito vai além de traços físicos, condições genéticas ou qualquer outra questão. É um amor escolhido para acontecer, com hora marcada, dia e lugar. Amar um filho gerado pelo coração é superar preconceitos, barreiras, imposições, mas, antes de mais nada, é segurar um ser indefeso no colo, olhar para ele e ter a certeza de que é seu desde antes de nascer.

De resto: igual. As mesmas ansiedades, os mesmos problemas, as mesmas travessuras. Não há diferença entre esses encontros, exceto o lugar onde eles começam. Barriga e coração, não tem maior ou melhor, só tem amor. AMOR, letra maiúscula mesmo.

Eu sempre digo que o coração é um ventre onde os que amamos são cuidados. Olha que coisa bonita essa do coração ser um ventre. É possível gerar uma criança lá, dia a dia, mês a mês até que o primeiro encontro aconteça.

Quando o médico tira o bebê do ventre da mãe e ele recosta seu peito pela primeira vez (isso é tão bonito, né?), aquele pequeno ser cala o choro e sente o cheiro daquela que deverá amá-lo e protegê-lo “para sempre”.

E quando a mãe pega definitivamente seu filho no colo, seja no abrigo, na instituição ou em qualquer outro lugar? Ah, meu amigo, quem é que pode imaginar? Ela segura em seus braços aquele que escolheu cuidar, criar, alimentar, educar, amar! Eu vejo anjos ao redor dos dois e uma luz que incontestavelmente vem do andar de cima.

Chega uma hora em que eles vão para casa, mães e filhos, filhos e mães. Independente de cor, sexo, idade, origem ou sei lá mais o que, acredite, esse encontro aconteceu na hora certa, com as pessoas certas e um cordão umbilical extenso, intenso e indestrutível que liga os dois ao lugar mais bonito do corpo (e da alma): o coração.

Ju Farias

Não nasci poeta, nasci amor e, por ser assim, virei poeta. Gosto quando alguém se apropria do meu texto como se fosse seu. É como se um pedaço que é meu por direito coubesse perfeitamente no outro. Divido e compartilho sem economia. Não estou muito preocupada com meus créditos, eu quero saber mesmo é do que me arrepia. Eu só quero saber o que realmente importa: toquei alguém? É isso que eu vim fazer no mundo.

Recent Posts

Padre é acusado de intolerância religiosa após piada com fé de Preta Gil durante missa na Paraíba

Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…

5 dias ago

Golpe em aeroportos: TSA emite alerta urgente sobre fraude que rouba seu dinheiro em segundos

Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…

5 dias ago

Zé Felipe entra na Justiça contra Virginia Fonseca e pede investigação completa dos bens: partilha pode envolver R$ 200 milhões

O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…

5 dias ago

“Padrinho da IA” alerta: estes são os empregos que podem desaparecer com o avanço da inteligência artificial

Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…

5 dias ago

Adam Sandler quebra recordes na Netflix com nova sequência de comédia: mais de 46 milhões de visualizações em 3 dias

Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…

5 dias ago

ChatGPT não é seu terapeuta: CEO da OpenAI faz alerta sobre uso emocional da IA

Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…

6 dias ago