Espiritualidade

A gratidão e os antepassados

Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.
Joseph Campbell

Em português antigo, usava-se a expressão graças vos dou para dizer o que hoje dizemos com a palavra obrigado. No entanto, dar graças é muito mais apropriado, pois tem um sentido amplo e pode ser usado em qualquer situação em que alguém deseje exercer a gratidão por um bem recebido. Já obrigado, que é a forma reduzida de fico-lhe obrigado, encerra a ideia de que a pessoa se torna devedora por um favor prestado a ela. Ou seja, fica ligada, atada, amarrada a quem a auxiliou.

No que se refere aos nossos antepassados, quando os incluímos em nossas orações, eles recebem o conforto e a vibração do aconchego. Assim, quando emanamos gratidão por tudo que nossos antepassados vivenciaram para que nos tornássemos quem hoje somos, eles recebem luz e evoluem. Essa vibração de gratidão está intimamente ligada ao perdão. Ela liberta, não aprisiona.

Todos temos antepassados que amamos e que nos deixaram um legado de amor e alegria. Mas, do outro lado da balança, existem também os antepassados que provocaram dor, mágoa e ressentimentos durante sua passagem na vida terrena. É principalmente para estes que se deve emanar o sentimento de gratidão, pois foi por meio da provação deles que crescemos e ficamos mais fortes. A dor e o amadurecimento que tiveram de passar se transformaram em lição de vida para nós.

Exemplo:
O pai que saiu do lar deixando a família abandonada à própria sorte, passando fome, sem recursos, sujeita à ajuda de outras pessoas ou de instituições. Diante desse fato, para sobreviver, os membros da família precisaram desenvolver vários atributos, como coragem, resignação e sacrifício. Na dor e na necessidade também houve o aprendizado da superação. De certa forma, é nas adversidades que ficamos mais fortes e vacinados contra os imprevistos da vida.

Assim, quando você emana gratidão a seus antepassados, mesmo que a vivência deles tenha sido na dor, eles recebem luz e, ao mesmo tempo, você está, de forma natural, desenvolvendo o perdão. O saldo é positivo porque, consequentemente, você está mais forte ao transitar na esfera do perdão, e não da mágoa ou do ressentimento.

Para algumas pessoas, o caminho é curto e agradável. Para outras, a trilha é acidentada. Mas é justamente na impossibilidade de desistir da caminhada que o milagre acontece. A todo momento, cada um de nós está passando pelo processo de Ser e de Tornar-se.

A felicidade é uma energia celestial que existe dentro de nós, não importa em que circunstância da vida estejamos. Com a gratidão, mesmo na dor, estaremos mais próximos da Divindade e da paz interior.

 

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago