Existem pessoas que se preocupam tanto com o amanhã que deixam de viver o hoje.
A pandemia mudou muitas mentes. Nos fez perceber que o amanhã não é mais importante que o hoje.
Não estou dizendo que devemos viver somente o hoje como se não houvesse o amanhã, mas sim, que temos que nos precaver hoje para obter os melhores resultados amanhã.
Devemos pensar muito bem antes de fazer e estipular planos e metas que também resultem num final feliz ou, pagaremos o pato depois.
Mas a preocupação excessiva com o amanhã não nos permite viver o hoje, nos paralisa, e nos congela em um estado de sofrimento.
Viver o hoje com responsabilidade é fazer o dever de casa de uma realidade feliz.
A pandemia nos fez perceber que não somos imortais, nos trouxe a consciência da morte e com ela a valorização da vida.
É preciso que nos conscientizemos de que devemos fazer tudo em nossas vidas com equilíbrio e amor, assim teremos menos motivos para nos preocupar.
Organize as pendências, avalie as preocupações por ordem de prioridade e resolva-as de maneira que não consuma o presente, apenas sirvam de inspiração para criar o futuro.
Filtre os excessos que nos tiram do eixo necessário para a saúde mental.
Pessoas ansiosas estão cheias de futuro, e pessoas deprimidas estão cheias de passado.
O estressado está paralisado no presente sem conseguir articular pensamentos que possam avaliar os resultados no presente para melhor planejar o futuro.
Pessoas ansiosas estão se ocupando do que ainda não aconteceu e, portanto, negligenciando o passado que é uma posse (experiência, conhecimento, sabedoria), que norteia para a próxima etapa da vida.
Se o passado nos confere uma posse, o futuro está em construção, justamente no tempo que podemos ainda altera-lo: o presente.
Por tanto, viva o presente como um belo momento de construção e resolução de conflitos. Faça o que tem que ser feito hoje para ter bons resultados amanhã. Não tema, não se prenda, não se limite!
Viva uma vida que vale a pena ser vivida hoje, e enfrente os desafios que a vida impõe com coragem e resiliência.
*Foto de Alex Iby no Unsplash
*texto de Fabiano de Abreu – Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela Université Libre des Sciences de l’Homme de Paris; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde na área de Psicologia e Neurociência pela Emil Brunner World University;Mestre em psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio,Unesco; Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal;Três Pós-Graduações em neurociência,cognitiva, infantil, aprendizagem pela Faveni; Especialização em propriedade elétrica dos Neurônios em Harvard;Especialista em Nutrição Clínica pela TrainingHouse de Portugal.Neurocientista, Neuropsicólogo,Psicólogo,Psicanalista, Jornalista e Filósofo integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies-PT30079.
E-mail: deabreu.fabiano@gmail.com
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Recentemente, na cidade de Areial, na Paraíba, o padre Danilo César realizou uma missa em…
Recentemente, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) emitiu um alerta urgente…
O fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca ganhou um novo capítulo polêmico.…
Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial vem evoluindo rapidamente. Dessa maneira, cresce um…
Adam Sandler está provando mais uma vez por que continua sendo um dos nomes mais…
Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…