Destaque

EXISTE VIDA BOA E FELIZ DEPOIS DE UM PÉ NA BUNDA

EXISTE VIDA BOA E FELIZ DEPOIS DE UM PÉ NA BUNDA

por Mônica Montone

Separações bruscas e inesperadas costumam nos deixar com a incômoda sensação de que nunca mais vamos nos apaixonar na vida.

Que não fomos (somos) suficientemente bons para o outro.

Que fomos enganados. Mas existe vida depois do fim. É o que mostra a comédia romântica Mesmo se nada der certo.

É mais ou menos nesse clima que se desenrola o filme americano “Mesmo se nada der certo”, do diretor irlandês John Carney.

Apesar do argumento batido – um produtor de música outsider e falido encontra num bar de NY uma jovem compositora com o coração despedaçado e, juntos, começam uma aventura musical que mudará suas vidas – a película não é nada obvia.

Não é nada óbvia porque, entre outras coisas, traz uma novidade para o mundo das comédias românticas: a mocinha não fica lamentando o amor perdido, tampouco buscando respostas para a rejeição sofrida, como fazem as donzelas que sofrem da “síndrome da heroína vitoriana”.

Gretta (Keira Knightley) acolhe sua dor, transforma-a em música e consegue extrair beleza do momento que atravessa. Depois, aceita o desafio proposto pelo produtor Dan (Mark Ruffalo) e grava um disco pelas ruas de Manhattan.

Mesmo se nada der certo é um filme que lança um novo olhar sobre a dolorosa arte de se separar que conta com Adam Levine (cantor da banda Maroon 5) no elenco e uma fotografia carinhosa para com NY.

Fato: separações bruscas e inesperadas costumam nos deixar com a incômoda sensação de que nunca mais vamos nos apaixonar. Que não fomos (somos) suficientemente bons para o outro. Que fomos enganados.

Ou seja? Um tiro de canhão em nossa autoestima. E uma pá de cal para os que têm o amor romântico como protagonista central da própria existência.

O mundo girou. O tempo acelerou. Novas leis, direitos e deveres surgiram. Hoje não existe mais “mulher para casar” e “mulher para trepar”. Homens se casam com homens. Mulheres se casam com mulheres. Relacionamentos começam na Internet.

Relacionamentos terminam por SMS. A fila anda. Existe P.A (pinto amigo). O lema é “pegar sem se apegar”. Somos todos (ou quase todos), homens e mulheres, emancipados sexualmente. Somos independentes e inteligentes.

Então, por que diabos não conseguimos aceitar as mudanças do verbo amar?

Não somos os mesmos de ontem, mas queremos que o amor seja amado e consumado como ontem.

Queremos ser o amor incondicional de alguém e queremos amar incondicionalmente alguém. Caso a receita desande, achamos que não foi amor, que não valeu a pena e/ou que o mundo acabou.

Nossa geração inventou o que Zygmunt Bauman, em seu livro Amores Líquidos, chama de “relação de bolso”, mas não sabia que o bolso era furado e que o amor cairia na sarjeta como moedas de um centavo muito antes do previsto.

Na tentativa de amar livremente, sem expectativas, criamos as relações miojo: instantâneas, enroladas, condimentadas e pesadas.

O problema é que, como o macarrão, elas matam nossa fome por pouco tempo e não alimentam.

Quem sabe as gerações futuras consigam tirar de letra o que nós não conseguimos digerir: o fato de que amores expressos pressupõem rompimentos expressos.

Por ora, podemos fazer o mesmo exercício que Gretta e Dan fizeram em Mesmo se nada der certo: canalizar o amor que sentimos por quem partiu nosso coração para nós mesmos, em nosso trabalho, em novas experiências de vida que podem nos levar a lugares nunca imaginados.

Como diz a filosofia de Facebook: o segredo é deixar a música mais alta que os problemas. Ou ir ao cinema para ver “Mesmo se nada der certo”.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

ChatGPT não é seu terapeuta: CEO da OpenAI faz alerta sobre uso emocional da IA

Recentemente, nas redes sociais, um tendência um tanto inusitada vem crescendo entre os internautas: usar…

11 horas ago

Cientistas preveem fim da humanidade e já sabem quando isso vai acontecer

Enquanto a humanidade segue debatendo sobre o futuro da Terra, um grupo de cientistas decidiu…

11 horas ago

Como confrontar um traidor: 10 passos seguros para enfrentar a verdade sem perder o controle

Descobrir que você está sendo traído é uma das experiências mais dolorosas e desestabilizadoras que…

11 horas ago

Agosto marca o início de 7 anos de estabilidade no amor para 3 signos do zodíaco

Com a chegada do mês de Agosto, uma energia poderosa chega junto. Neste mês, três…

11 horas ago

Por que você adia o sono mesmo quando está exausto? Cientistas explicam o motivo

Você está com sono, o corpo está pedindo descanso, mas ainda assim você continua no…

11 horas ago

Profecia de “Baba Vanga japonesa” ameaça se concretizar com megatsunami no Japão

Nas redes sociais, uma nova profecia assustadora está ganhando força e provocando apreensão mundial. A…

1 dia ago