Estudo descobre um mecanismo cerebral que é capaz de “impedir” o cérebro de se distrair!
Segundo o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela, essa descoberta poderá permitir uma melhor compreensão de como fazer o cérebro focar em tarefas.
O foco é uma habilidade importante do cérebro humano, pois permite que uma pessoa alcance a concentração em suas tarefas e conclua seus objetivos específicos.
Em uma sociedade saturada de informações e ritmo acelerado, manter o foco se tornou um desafio cada vez maior. Se você está sofrendo com a falta de foco, preste atenção nessa descoberta:
Uma nova descoberta realizada por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e publicado na revista científica Neuron, pode ajudar a entender melhor como o cérebro é capaz de manter o foco.
De acordo com o estudo, existe um grupo de neurônios de “movimento visual” presentes no córtex pré-frontal lateral (LPFC) que são capazes de reprimir distrações e manter a atenção em tarefas que trarão bons resultados.
O grupo de neurônios possui um padrão de atividade chamado “explosões beta” no córtex pré-frontal, reduzindo assim o estímulo de distrações e aumentando o foco em determinadas atividades.
“A descoberta pode permitir uma melhor compreensão dos processos de foco do cérebro e possibilitar desenvolver estratégias para aprimorá-lo. A descoberta desse mecanismo do cérebro poderá se tornar uma importante ferramenta no tratamento de TDAH”, afirma o Dr. Fabiano.
No entanto, o que já é sabido pelos cientistas é que a tentativa de focar em várias atividades ao mesmo tempo e a quantidade de infomormações consumidas em um curto período leva a distrações e perda de foco. O segredo para se beneficiar desse mecanismo cerebral é focar em uma coisa por vez.
“Essas estruturas reforçam que os anos de evolução do nosso cérebro foram direcionados a habilidades voltadas ao foco e atenção em uma atividade por vez, algo que tem sido cada vez mais desafiado na sociedade atual” explicou o Dr. Fabiano de Abreu.
Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.
*DA REDAÇÃO RH. Foto de Miikka Luotio na Unsplash.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…