Autores

Entenda como funciona o cérebro das pessoas desonestas

Entenda como funciona o cérebro das pessoas desonestas

Todos nós já conhecemos alguém desonesto. Você, com certeza já conviveu com um ou mais, não é mesmo?

Uma pessoa desonesta é alguém que usa da mentira para se sobressair e sair de situações que poderão descortinar suas más ações ou até encobrir aos que fizeram para prejudicar outras pessoas.

Pessoas desonestas estão espalhadas em todos os lugares do mundo, mas a desonestidade, nem sempre é somente uma questão de caráter.

Ela pode agir com desonestidade por uma questão de caráter ou por causa de um problema mental que altera o funcionamento cerebral.

Nesses últimos casos, são pessoas que se tornam arrogantes para tentar balancear o prejuízo do peso de não ser honesto. Elas conhecem o certo e o errado, pois a questão da moralidade está bem definida em nossa cultura e sociedade, mas elas se destoam e tornam-se um peso, uma mancha que revela a podridão da humanidade.

A arrogância, tem como semântica a inveja e a prepotência. Quando essas pessoas enxergam a honestidade de alguém, isso as fere em seus brios porque elas não conseguem agir dessa maneira.

Elas entram em uma competição narcísica em que, a falta de capacidade de conseguir fazer o certo, faz odiar os que conseguem.

Neurocientificamente falando, a desonestidade aumenta com o tempo.

Há muita atividade em regiões do cérebro associadas às emoções nas pessoas desonestas – na amígdala em particular.

Com o tempo, quanto mais desonesta a pessoa é, mais essa região diminui a sua atividade.

Esse diminuição não é boa para o cérebro, pois significa que ele se moldou a essas circunstâncias.

O cérebro tem a capacidade de se adaptar e adornar os estímulos menos intensos. Infelizmente, a adaptação torna mais fácil para elas, fazer algo ruim.

Essa alteração também afeta a região frontotemporal, e faz com que o indivíduo distorça a razão a seu favor. Ou seja, com o tempo, essa pessoa começa a não se importar com a mentira.

Experimentos de imagens cerebrais conduzidos por Tali Sharot na University College London, mostraram que, o cérebro se adapta ao comportamento desonesto.

Os participantes tiveram a atividade reduzida em seu sistema límbico à medida que contavam mais mentiras, apoiando a ideia de que cada mentira contada torna a mentira mais fácil.

Será que aquela pessoa desonesta que você conhece é assim pelo caráter ou por um transtorno mental?

É preciso avaliar e refletir para que você entenda se essas pessoas são desonestas por uma questão de saúde mental ou se o são, por uma questão de carácter, mas isso só poderá ser definido por um profissional.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Fabiano de Abreu. Foto de Marco Testi na Unsplash

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA), Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

44 minutos ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago