Empresário deixa sua empresa de herança para os 700 funcionários
Pessoas boas existem! E esse empresário que faleceu em fevereiro é uma delas. Segundo Bob, o empresário que criou a Bob`s Red Mill, o seu ato é uma forma de ser mais justo.
Ser justo é uma virtude de poucos, a maioria quer apenas se beneficiar dos outros, mas esse empresário deixou uma baita surpresa para seus funcionários: ele transformou sua empresa em heranç fantástica para os seus funcionários que receberam ações da empresa que ajudaram a construir.
Depois de ter se recusado a vender a empresa para grandes corporações, ele resolveu dividir tudo o que tinha entre as pessoas que o ajudaram a construir o império. Para isso se tornar possível, ele criou o Plano de Propriedade de Ações para Funcionários (ESOP).
Ele já repassava uma porcentagem dos lucros aos profissionais, mas resolveu expandir essa colaboração e agora a empresa é 100% propriedade dos 700 funcionários.
Bob Moore foi o fundador da Bob’s Red Mill.
Bob faleceu dia 10 de fevereiro aos 94 anos. Ele construiu um império que abrange mais de 70 países. No começo a empresa atendia apenas moradores de Oregon, mas rapidamente cresceu e já está presente em mais de 70 países, oferecendo mais de 200 produtos.
Em 2010 ele recebeu propostas de grandes conglomerados internacionais para vender a marca, mas prontamente recusou.
Foi então que ele resolveu deixar um legado para seus funcionários…
O plano, de deixar a empresa para os funcionários foi sendo feito ao longo dos anos.
“Ele fez tudo ao seu alcance para nos deixar em um caminho forte. Todos nós nos sentimos responsáveis e motivados para preservar sua abordagem do velho mundo em relação aos alimentos não processados”, disse Trey Winthrop, CEO da Bob’s.
Ainda em vida, quando perguntado sobre o que motivou a doação, Bob respondeu: “Vim aqui para estudar a Bíblia, e a Bíblia diz para fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você. […] E a participar nos lucros, a participação na empresa para tornar as coisas mais justas e mais benevolentes, impressionou-me a sentir-me fortemente a respeito”, disse.
Ele ainda explicou que o ESOP foi um longo processo durante anos.
“Originalmente, começamos a dar aos funcionários uma porcentagem dos lucros – sempre que você se sai bem, você paga a eles um dinheiro extra”, disse.
Além dessa ação fantástica, ele já era conhecido pela sua ação social. Bob e sua esposa, Charlee, falecida em 2018, procuraram sempre inspirar as novas gerações.
Em vida, o casal fazia contribuições financeiras para as universidades de Oregon. Juntos, ajudaram a financiar o Centro da Família Moore para Alimentos Integrais, Nutrição e Saúde Preventiva na Faculdade de Saúde e Ciências Humanas da Oregon State University.
Além disso, também foram responsáveis por vários programas de pesquisa em todo o estado, como o financiamento do Instituto Bob e Charlee Moore de Nutrição e Bem-Estar na Oregon Health Science University.
*DA REDAÇÃO RH. Com informações de PR Newswire.
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
Nas redes sociais, uma nova profecia assustadora está ganhando força e provocando apreensão mundial. A…
A infidelidade é um dos maiores medos em muitos relacionamentos. No entanto, existem atitudes e…
Um dos maiores enigmas da arqueologia acaba de ganhar uma resposta mais clara. Recentemente, um…
Se você gosta de séries documentais envolventes, baseadas em histórias reais e cheias de reviravoltas,…
Imagens chocantes de ondas gigantes atingindo a costa da ilha de Hokkaido, no Japão, chamaram…
Nesta quarta-feira (30), a costa do extremo leste da Rússia foi atingida por um forte…