Destaque

É antipedagógico sugerir a abstinência sexual para os adolescentes?

É antipedagógico sugerir a abstinência sexual para os adolescentes?

O governo federal preparou uma campanha para promover a abstinência sexual, como meio de evitar a gravidez na adolescência. O foco inicial são as redes sociais, a fim de divulgar o que eles chamam de “iniciação sexual não precoce”.

A iniciativa quer atingir o público de 10 a 18 anos, com o argumento de que a campanha não é marcada por princípios religiosos e sim por estudos científicos. Mas, a abstinência sexual como política pública não tem nenhuma evidência científica, e o tema está em desacordo com a laicidade do Estado e a secularização das instituições.

Essa ação surgiu nos Estados Unidos por forte influência de grupos religiosos, que pressionaram o governo americano adotar, como principal programa de educação sexual, o estímulo à abstinência sexual em adolescentes. Porém, diversos estudos apontaram que esse programa não foi capaz de evitar os riscos de gravidez na adolescência de um modo adequado.

O conceito de abstinência é o ato de privar-se de algo, que tem a sua origem no vocábulo estoico, que significa “suportar e abster-se” e no léxico cristão, constitui a “renúncia voluntária” à satisfação de um desejo. A negação da libido é uma premissa das religiões ancoradas no conservadorismo judaico-cristão, que desde os primeiros séculos definiam as práticas sexuais, e ainda hoje tentam impor uma moral sexual severa.

Na perspectiva psicanalítica, a cultura ocidental criou a moral sexual rígida à guisa de legislar acerca dos prazeres e controlar os grupos humanos. Para Freud, a religião e o senso comum se enganaram a respeito da sexualidade humana, contudo, de maneira tirânica obrigariam à privação sexual e o seu excesso de moralismo colocariam em risco a própria civilização.

Assim, a moral sexual rígida contribui para o aumento das doenças nervosas no mundo moderno, como fonte de sofrimento psíquico e resignação neurótica, pois ela exige a abstinência sexual, que seria sancionada pela religião e oferecida à divindade como sacrifício.

Em razão disso, as relações entre sexualidade e certas religiões são ambivalentes, porque elas buscam dominar o espaço mais íntimo das pessoas, o que pressupõe dominá-las por inteiro e também dominar a massa de crentes por meio do controle dessa zona íntima.

Portanto, a abstinência sexual é questionada pela psicanálise, já que é mais um mecanismo que pode causar adoecimento mental ou estimular os sentimentos de inveja, medo, frustração e perseguição aos que vivem a sua sexualidade com mais liberdade.

A verdade seja dita: é antipedagógico e contra o regime secular ou laical transferir para os adolescentes a carga neurótica da abstinência sexual, por intermédio de uma campanha pública, com viés moralista e religioso, que nasceu há mais de dois mil anos pela rigidez moral dos estoicos e dos primeiros cristãos.

Afinal, o sexo é uma parte importante das relações humanas e o interesse por ele se intensifica na adolescência. E o melhor caminho é a educação sexual, que irá proporcionar aos jovens o cuidado com o corpo humano e as informações sobre os métodos contraceptivos e de prevenção das DSTs.

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Filtro polêmico de “beleza perfeita” do TikTok reforça padrões de beleza irreais destruindo a autoestima dos internautas

Viral entre os internautas, o filtro ‘Bold Glamour’ do TikTok, não é apenas mais um…

17 horas ago

Quando começa o Conclave? O que já se sabe sobre a eleição do novo papa após a morte de Francisco

Com a morte do papa Francisco confirmada nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entra em…

19 horas ago

Katy Perry se arrepende da repercussão de sua viagem ao espaço e gera polêmica na web

Recentemente, Katy Perry e outras mulheres fizeram uma viagem espacial. No entanto, o que deveria…

19 horas ago

Série intensa da Netflix mistura drama e redenção e está conquistando os brasileiros

A Netflix adicionou em seu catálogo um nova série que promete mexer com suas emoções…

20 horas ago

Todo mundo está falando sobre este filme de romance que acabou de chegar na Netflix

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um novo filme romântico que está conquistando o…

20 horas ago

Médicos descobrem ‘nova possível causa’ do autismo: “Quatorze vezes mais chances”

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Nevada Las Vegas (UNLV), EUA, as…

20 horas ago