1Não IA

Depressão: app é nova arma para o tratamento da doença

Pacientes que buscam tratamento para depressão já podem fazer uso em todo o território brasileiro do aplicativo Deprexis. A ferramenta, que ajuda a tratar a doença, teve seus efeitos terapêuticos comprovados através de diversos estudos científicos e acaba de ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Muito usado na Europa, o Deprexis foi desenvolvido por uma equipe de psicólogos, médicos, engenheiros de software e especialistas em comunicação, baseado em resultados de pesquisa sobre depressão e na experiência da vivência dos profissionais com pacientes.

O aplicativo é baseado na terapia cognitivo-comportamental, que estimula o usuário a identificar e aprender a diferença entre pensamentos e sentimentos.Ele funciona como um programa psicoterapêutico com duração de três meses e propõe autoavaliações realizadas pelo menos duas vezes por semana, em sessões de 30 minutos. Através de algumas perguntas, o app vai guiando o usuário para que ele encontre soluções e ajude a traçar a melhor forma para entender e perceber os seus próprios sintomas de depressão.

O tratamento tradicional para a depressão inclui terapia e uso de medicamentos controlados. O Deprexis também pode ser associado a estes métodos. Recentemente, um estudo sobre seus efeitos positivos foi publicado no Journal of Affective Disorders. O app foi lançado no fim de junho de 2018, durante um evento do Instituto de Neurociências Aplicadas, realizado em Gramado (RS). Ele está disponível em plataformas web e mobile.

O Deprexis chega ao país em um momento crítico para a saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que mais de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão . O país é o que apresenta maior índice em toda a América Latina, alcançando o patamar de 5,8% da população.Portadores de depressão costumam sentir uma sensação permanente de tristeza, apatia e até pensamentos suicidas. A depressão também acarreta outros efeitos, como mudanças de humor, agitação, irritabilidade, cansaço, insônia, perda de apetite, dificuldade de concentração e queda de autoestima.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

5 Roupas que estão fora de moda em 2026 (a última ainda divide opiniões)

A moda está em constante movimento, sempre se reinventando ou voltando para estéticas esquecidas. Mas…

11 horas ago

99% das pessoas erram essa conta básica — você faz parte do 1%?

Quando você bate o olho nessa conta básica, logo pensa: “quem que não consegue resolver…

11 horas ago

32 mil bots de IA criaram a própria rede social — e o que aconteceu depois chamou atenção de pesquisadores

Recentemente, um novo experimento envolvendo uma inteligência artificial ultrapassou uma fronteira simbólica importante. Em uma…

11 horas ago

Estudo revela quanto tempo os homens duram na cama — e os números surpreendem

Uma das dúvidas mais comuns entre homens de diferentes idades envolve desempenho íntimo: quanto tempo…

11 horas ago

Esses 8 alimentos são capazes de dificultar o avanço do câncer — Descubra como eles fazem isso

Se a alimentação tivesse um papel defensivo no organismo, alguns alimentos certamente estariam na linha…

11 horas ago

5 Sinais de que você pode estar prestes a viver uma grande mudança na sua vida

A maioria das transformações poderosas não chegam com um aviso. Em muitos casos, a mudança…

4 dias ago