Comportamento e Psicologia

Como lidar com a inveja do fracassado contra o sucesso alheio

Em diversos momentos da vida, especialmente naqueles que desejamos crescer na vida, através de um plano ou mesmo de uma ação concreta para este objetivo e mostramos esta intenção a quem nos cerca, sempre aparece aquela pessoa doida para nos desanimar, sempre dizendo que somos inaptos ou que nosso objetivo é inatingível.

Muitas pessoas que vivem ao nosso redor, não obtém sucesso e são frustradas e acomodadas com aquela vida sem graça e logo que veem alguém buscando sair desta mesmice, buscam logo sabotá-la, pois seguem a seguinte ideia: “se eu não posso, ele também não pode e nem deve conseguir”.

É igual a estória da piscina de água gelada, em que uma pessoa pula, sente frio, mas para ela não sentir frio sozinha, diz a quem passa ao redor da piscina o seguinte: “pule aqui, a água está uma delícia”. O que esta estória relata, é exatamente o pensamento do invejoso, de não conseguir evoluir e preferir que outras tantas sejam fracassadas como ela, já que tudo que passamos sozinhos, independente se for algo bom ou ruim, não é a mesma coisa se não estivermos acompanhados.

O que impressiona bastante nos invejosos, é o quanto eles se preocupam tanto com o sucesso alheio e a energia gasta em freá-lo, pois a vida deles se resume a isto, invejar e se possível, impedir o sucesso de alguém. Se usasse toda esta energia para procurarem o próprio sucesso e a mudança de vida para melhor, poderiam muito bem conseguir o que desejam, pena que resolvem focar no lado negativo, que é invejar, em vez do lado positivo, que seria tomar o sucesso alheio como norte e incentivo para buscar os próprios objetivos.

Mas como isto dificilmente ocorrerá, só nos cabe rebater a ação do invejoso, tomando as seguintes ações: mostrar que o que ele fala é besteira e reafirmar que és capaz e que o objetivo é plenamente possível de ser realizado, ironizá-lo, jogando na cara o seu fracasso ou a sua tentativa de sabotagem e mostrar que isto não funciona contigo, e sempre mostrar confiança, mesmo que seu plano não esteja nos conformes, pois a confiança do alvo do invejoso é algo que corroí-o por dentro.

Já para evitar a ação deles, o ideal é nunca ficar contando os seus planos à ninguém, especialmente aquelas que é fato notório que são invejosas ou a pessoas com baixa estima, negativas e pessimistas, pois estas, mesmo sem intenção, podem desanimar a outra, da mesma forma que o invejoso, mas este faz de propósito.

Concluindo, a inveja vem da incapacidade da pessoa de realizar algo e ela sempre sabotará os objetivos dos outros, para ter certeza que não é só ela que é fracassada… e para combater/evitar a inveja, é só rebater/mostrar que é apto para o sucesso e que o objetivo é possível de se realizar, e ao mesmo tempo, ocultar seus planos para os outros, só mostrar o resultado, assim evitam muitas sabotagens propositais ou não.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

22 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

22 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

23 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

24 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago