Como lidar com a inveja do fracassado contra o sucesso alheio

Resiliência Humana

Em diversos momentos da vida, especialmente naqueles que desejamos crescer na vida, através de um plano ou mesmo de uma ação concreta para este objetivo e mostramos esta intenção a quem nos cerca, sempre aparece aquela pessoa doida para nos desanimar, sempre dizendo que somos inaptos ou que nosso objetivo é inatingível.

Muitas pessoas que vivem ao nosso redor, não obtém sucesso e são frustradas e acomodadas com aquela vida sem graça e logo que veem alguém buscando sair desta mesmice, buscam logo sabotá-la, pois seguem a seguinte ideia: “se eu não posso, ele também não pode e nem deve conseguir”.

É igual a estória da piscina de água gelada, em que uma pessoa pula, sente frio, mas para ela não sentir frio sozinha, diz a quem passa ao redor da piscina o seguinte: “pule aqui, a água está uma delícia”. O que esta estória relata, é exatamente o pensamento do invejoso, de não conseguir evoluir e preferir que outras tantas sejam fracassadas como ela, já que tudo que passamos sozinhos, independente se for algo bom ou ruim, não é a mesma coisa se não estivermos acompanhados.

O que impressiona bastante nos invejosos, é o quanto eles se preocupam tanto com o sucesso alheio e a energia gasta em freá-lo, pois a vida deles se resume a isto, invejar e se possível, impedir o sucesso de alguém. Se usasse toda esta energia para procurarem o próprio sucesso e a mudança de vida para melhor, poderiam muito bem conseguir o que desejam, pena que resolvem focar no lado negativo, que é invejar, em vez do lado positivo, que seria tomar o sucesso alheio como norte e incentivo para buscar os próprios objetivos.

Mas como isto dificilmente ocorrerá, só nos cabe rebater a ação do invejoso, tomando as seguintes ações: mostrar que o que ele fala é besteira e reafirmar que és capaz e que o objetivo é plenamente possível de ser realizado, ironizá-lo, jogando na cara o seu fracasso ou a sua tentativa de sabotagem e mostrar que isto não funciona contigo, e sempre mostrar confiança, mesmo que seu plano não esteja nos conformes, pois a confiança do alvo do invejoso é algo que corroí-o por dentro.

Já para evitar a ação deles, o ideal é nunca ficar contando os seus planos à ninguém, especialmente aquelas que é fato notório que são invejosas ou a pessoas com baixa estima, negativas e pessimistas, pois estas, mesmo sem intenção, podem desanimar a outra, da mesma forma que o invejoso, mas este faz de propósito.

Concluindo, a inveja vem da incapacidade da pessoa de realizar algo e ela sempre sabotará os objetivos dos outros, para ter certeza que não é só ela que é fracassada… e para combater/evitar a inveja, é só rebater/mostrar que é apto para o sucesso e que o objetivo é possível de se realizar, e ao mesmo tempo, ocultar seus planos para os outros, só mostrar o resultado, assim evitam muitas sabotagens propositais ou não.

FONTEReflexões Introvertidas
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS