Psicologia

Como acalmar a mente inquieta

Vivemos em um ritmo frenético. Há muitas exigências que competem pela nossa atenção e a lista parece aumentar a cada dia. Não é de estranhar que regularmente o estresse e a ansiedade façam parte da nossa existência. Não se pode retroceder no tempo, mas é possível descobrir uma maneira de encontrar a tranquilidade e acalmar a mente inquieta.

Os budistas dizem que a mente pode ser comparada a um macaco. Da mesma forma que um macaco salta de galho em galho, estando continuamente agitado, a mente salta sem parar de um pensamento para o outro, o que nos deixa agitados e confusos. Mas por que a mente fica tão inquieta? Como podemos tranquilizá-la e encontrar a paz interior?

“O silêncio é uma fonte de grande força.”

-Lao Tzu-

O conto do elefante e da mosca

Um discípulo e seu mestre estavam caminhando no bosque. O discípulo se sentiu perturbado pelo fato da sua mente estar sempre numa agitação constante.

O aprendiz perguntou ao seu mestre: “Por que a maior parte das pessoas têm a mente inquieta e apenas algumas possuem uma mente tranquila? O que se pode fazer para acalmar a mente?”

O professor olhou para o discípulo, sorriu e disse: “Vou lhe contar uma história”.

Um elefante estava de pé comendo as folhas de uma árvore. Uma pequena mosca chegou e voou perto dele, fazendo um desagradável zumbido perto do seu ouvido. O elefante agitou as suas grandes orelhas para afastar a mosca, mas pouco depois ela apareceu de novo e o elefante voltou a sacudir as orelhas. Isto se repetiu várias vezes.

Após várias tentativas fracassadas de espantar definitivamente a mosca, o elefante se dirigiu a ela e perguntou:

– “Por que você está tão inquieta e faz tanto barulho? Por que não pode ficar parada durante algum tempo em um só lugar?”

A mosca respondeu:

– “Sou atraída pelo que vejo, pelo que escuto e pelo que cheiro. Os meus cincos sentidos cobram tudo o que acontece ao meu redor e não consigo me controlar. Qual é o seu segredo, elefante? Como você consegue estar tão tranquilo e quieto?”

O elefante deixou de comer e disse:

“Os meus cinco sentidos não mandam na minha atenção. Tenho controle sobre ela e posso direcioná-la para onde quero. Isso ajuda a me concentrar em tudo o que faço e, assim, manter sempre a minha mente focada e tranquila. Agora que estou comendo, estou totalmente concentrado na comida. Desta forma, posso desfrutar da minha refeição e mastigar melhor. Eu controlo a minha atenção e não o contrário! E isto me ajuda a estar tranquilo.”

Desprenda-se do que não é essencial

Para manter a mente tranquila, não podemos nos distrair. Desprender-se do que não é essencial é a chave para se concentrar no que realmente importa. Poderemos encontrar a paz e a tranquilidade se tivermos consciência do momento presente.

Mas como podemos nos desprender do que não é essencial? O que é essencial e o que não é? Como escutar em nosso interior a reposta no meio de tanto ruído? Na realidade, o primeiro passo é bastante fácil: basta parar e permanecer em silêncio. Nesta falta de ação, começamos a encontrar respostas.

“Sejamos silenciosos para conseguir ouvir o sussurro dos deuses”.

-Ralph Waldo Emerson-

Meditação para acalmar a mente inquieta

A meditação é uma excelente ferramenta para acalmar a mente inquieta. Ela reduz a atividade incessante da mente. De fato, concentrar-se na respiração é muito mais fácil do que parece e permite ter uma consciência mais profunda da tranquilidade.

Com a prática e a persistência, é possível desenvolver a capacidade de encontrar a tranquilidade através da meditação sem dar valor ao que está acontecendo ao seu redor. Aprender a meditar lhe permitirá acalmar a mente no trabalho, no transporte público, em uma situação estressante em qualquer lugar ou no meio de qualquer ambiente agitado.

“Trata-se simplesmente de sentar-se silenciosamente, observando os pensamentos passarem por você. Simplesmente observando, sem interferir, sem julgar, porque no instante em que você julga, é quando perde a pura observação. No momento em que você diz ‘isto é bom, isto é mau’, ultrapassa o processo de pensamento”.

-Osho-

Cultivar a gratidão

A agitação e o ruído do seu dia a dia podem ser decorrentes de um sentimento subjacente de descontentamento. Uma forma de começar a melhorar o seu sentido da alegria e de satisfação é reconhecer e celebrar todas as coisas maravilhosas que você já tem. Ainda que soe um pouco clichê, é importante recordar que estar grato pelo que você tem é o que realmente ajudará a ver as coisas de outra forma.

Simplesmente anote de forma rápida as coisas pela quais você se sente grato neste momento, dez ou mais. Não pense muito, escreva o que lhe vier à cabeça. Vale qualquer coisa, desde a que pareça mais superficial ou sutil até a mais profunda ou vital. Quando terminar, leia a lista de agradecimentos em voz alta. Tudo isso lhe parecerá muito mais maravilhoso e o encherá de alegria para encontrar a paz interior.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

7 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

7 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

8 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago